Barreirinha pode atingir nível recorde em enchente

Foto: Reprodução

Já bastante afetada pela subida das águas, Barreirinha (a 483 quilômetros de Manaus) pode atingir nível recorde na enchente deste ano. O monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) tem informado nos últimos dias que o aumento no volume de água nos cursos fluviais da Bacia do Rio Amazonas e a subida rápida do nível desses rios, devem afetar principalmente municípios às suas margens, como é o caso de Barreirinha.

De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Local da Defesa Civil, a régua fluviométrica marcou nesta terça-feira (4), 9,14 metros, dois centímetros a mais que no mesmo dia em 2009, a maior enchente já registrada na região.

A expectativa é que após atingir a cota recorde, o Paraná do Ramos poderá ultrapassar 33 centímetros a mais, percentual que iria afetar mais de 16 mil pessoas residentes na sede municipal.

A Prefeitura de Barreirinha, trabalha para amenizar os impactos principalmente no deslocamento dos moradores das áreas afetadas, com a construção de pontes de madeira para facilitar o deslocamento, auxílio na remoção desses moradores para outras regiões do município e assistência nos casos mais extremos. Há áreas da cidade em que as pontes já estão submersas, além disso as famílias têm recebido madeira para construírem “marombas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui