BC fará mudanças no PIX para aumentar a segurança do sistema de pagamento

Foto: Reprodução

Por conta do alto número de fraudes e golpes envolvendo o uso do PIX, o Banco Central (BC) prevê a regulamentação de algumas regras para o seu uso.


Por qual motivo o BC deseja mudar as regras de uso do PIX?

O desejo em mudar as regras do PIX surgiu por conta das fraudes que envolvem o uso da modalidade de pagamento. Desde sua criação em 2020, surgiram alguns incidentes relacionados ao vazamento de dados, que estão relacionados a chaves do sistema.

O Banco Central afirma que o vazamento das chaves ocorreu por conta de falhas pontuais no sistema de segurança.

Durante um fórum, foram feitas sugestões de melhorias ao sistema por participantes do mercado e secretariado da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

De acordo com a Federação, é fundamental realizar alguns ajustes e regras por meio da modalidade de pagamento.

Quais são as alterações?

De acordo com o documento publicado pelo Banco Central, uma das alterações é a notificação automática de valores relacionados ao uso do PIX. Além disso, também haverá a incorporação de alguns outros itens.

Segundo o órgão federal, este é um cenário onde ocorrem muitas fraudes e golpes e por isso essas medidas visam que os clientes consigam identificar mais rapidamente essas irregularidades para que consigam contestá-las para terem uma devolução mais precisa.

Assim sendo, tais medidas podem trazer uma segurança necessária para os clientes. Isto porque são inúmeros os casos onde situações de PIX errado viram má fé de quem recebe e não quer devolver ou golpes que viram até caso de polícia.

Desse modo, o BC consegue realizar um plano de ação baseado em um macro-cronograma para que sejam feitas as mudanças que podem mudar o transtorno causado.

Uma das sugestões do grupo é realizar o bloqueio até a 5ª camada de ramificação e realizar o registro de todas as operações feitas em até 30 minutos após o recebimento do dinheiro.

Vale frisar, que também é previsto a inclusão de um questionário com autoavaliação ao manual de segurança do PIX.

Novas medidas

Dentre as medidas feitas para aumentar a segurança da modalidade PIX, se destaca o Mecanismo Especial de Devolução (MED), um sistema que realiza o ressarcimento para as vítimas de maneira rápida e eficaz.

Atualmente, o recurso consegue realizar o ressarcimento de cerca de 5% dos valores obtidos pelos golpistas.

“Uma outra alternativa é a abertura automática de eventos para situações de triangulação de valores que envolvam o uso do PIX”, descreve o documento do Fórum PIX.

Portal Marília

Artigo anteriorPainel Internacional do TCE-AM entra na última semana de inscrições
Próximo artigoComo obter desconto no valor das multas de trânsito?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui