
O helicóptero Multimissão do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado hoje (13), pelo Centro de Operações 193, para o transporte de um bebê prematuro de sete meses, com apenas 6 horas de vida e pesando apenas 1 kg, no município de Presidente Figueiredo, distante 107 km de Manaus. A mãe da criança, Alexandrina Vásquez, permaneceu na cidade.
A equipe CBMAM transferiu o recém-nascido, que apresentou problemas respiratórios e bradicardia (frequência cardíaca lenta), acompanhado de uma obstetra, para a maternidade Ana Braga, localizada na Avenida Cosme Ferreira, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, pois precisava estrutura de urgência oferecida na unidade hospitalar. O transporte terrestre, que levaria em média duas horas, foi realizado em 35 minutos pela a aeronave multimissão do CBMAM, garantindo um atendimento dentro do tempo resposta otimizado.
“O procedimento realizado com o uso do helicóptero nos ajudou a salvar a vida do recém-nascido, que poderia ter tido outro fim se dependesse do transporte terrestre”, afirmou o Major Martins, piloto do Comando de Bombeiros de Salvamento Aéreo (CBSAR), do CBMAM.
Para a família, o resgate via aéreo foi determinante para salvar a vida da criança.
“Agradecemos muito pelo transporte do bebê, pois se não fosse o uso do helicóptero talvez não tivéssemos conseguido salvá-lo. Além disso, ele foi muito bem tratado pela equipe. Depois de tudo decidimos que ele vai se chamar João Vitório”, enfatizou emocionada a tia do menino, Adelcimara Vásquez, 29.
Sobrevida
No final de julho, helicóptero Multimissão do Corpo de Bombeiros realizou o transporte de um homem identificado por Lucivaldo, vítima de acidente com queda de árvore ocorrido na comunidade Canaã, distante 85km da cidade de Manaus em linha reta. A vítima apresentou sinais de traumatismo crânio-encefálico e o transporte fluvial da vítima, que levaria em média cinco horas, foi realizado em 28 minutos pela a aeronave, garantindo a sobrevida do acidentado, que foi encaminhado ao pronto-socorro João Lúcio, na zona Leste da cidade.