Bebês recebem massagem e banho de ofurô na Maternidade Balbina Mestrinho

Foto: Rodrigo Santos/Susam

Na Maternidade Balbina Mestrinho, unidade de saúde do Governo do Amazonas, os bebês prematuros internados recebem massagem e banho em ofurô. A técnica de massagem terapêutica shantala, finalizada com banho morno no ofurô, traz relaxamento, contribuindo para o aumento de peso e redução do tempo de internação, segundo os especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).


De acordo com a fisioterapeuta neonatal da maternidade, Taciane Melo, o ofurô consiste na imersão do recém-nascido num balde com água aquecida até a altura dos ombros, em padrão flexor, simulando a sensação do útero materno. A técnica pode auxiliar na redução do estresse, favorecendo o melhor desfecho de recém-nascidos pré-termo de baixo peso.

“A shantala, por exemplo, promove o relaxamento do bebê, ela reduz os episódios de cólicas, reduz os episódios de estresse. Então, se é um bebê um pouquinho mais estressado, se é um bebê que sente dores de cólica, que sente dificuldades para dormir, ela (shantala) consegue fazer um relaxamento e fazer com que o bebê se torne mais calmo dentro da rotina”, explicou a fisioterapeuta.

Foto: Rodrigo Santos/Susam

Já a ofuroterapia, ou o banho no balde, como também é conhecido, é uma terapia complementar, que remete ao ambiente uterino, de onde o bebê saiu prematuramente, segundo detalhou a especialista.

Vantagens – A mãe da pequena Valentina disse que identificou as vantagens desde o início da terapia. Ela relembra que a filha tinha dificuldade para dormir, e o choro era constante, rotina que mudou após a massagem e o banho de ofurô na Maternidade Balbina Mestrinho.

Mesmo após a alta, os pais podem continuar com a massagem e o banho em ofurô em casa. Isso porque a equipe de fisioterapeutas da Balbina estabelece uma parceria com os pais guiando com instruções toda a atividade que pode ser reproduzida em casa.

Além disso, um passo a passo completo da shantala, conduzido pela fisioterapeuta neonatal da maternidade Balbina Mestrinho, Taciane Melo, pode ser encontrado nas redes sociais da Susam.

 

Artigo anteriorCarol Braz não será mais candidata à prefeita de Manaus
Próximo artigoVeículos são abordados em ação de combate ao turismo ilegal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui