Belém comemora 403 anos neste sábado, com programação especial

Apresentações de grupos de danças parafolclóricas, na orla do Armazém 3/Foto: Divulgação

O aniversário de Belém, comemorado neste sábado (12), movimenta não somente a capital paraense, mas também o estado vizinho, Amazonas. Os paraenses são maioria entre os migrantes que vivem em Manaus e, por isso, é natural que muitos se desloquem para passar a data em Belém, participando das festividades programadas.


Nas redes sociais, a MAP Linhas Aéreas, que opera no trecho Manaus – Belém, ressalta a data, parabenizando a cidade e reforçando, assim, os laços com os paraenses, que compõem fatia importante dos clientes da empresa. A MAP opera em 14 cidades do Amazonas e do Pará.

Belém estará comemorando 403 anos de fundação com uma extensa programação. O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza durante toda a semana, no Centro Cultural Sesc Boulevard, na capital paraense, atividades nas áreas de artes visuais, literatura, música, artes cênicas e audiovisual. A entrada é gratuita. A programação, organizada pela Prefeitura, inclui celebrações religiosas e shows musicais em pontos turísticos da cidade.

Fachada do Centro Cultural Sesc Boulevard-Belém PA/Foto: Bruno Cantuária

Passeios – A capital paraense foi fundada em 1616, a partir da instalação do Forte do Castelo, proteção erguida pelos portugueses contra os invasores de outras nações europeias. A cidade ainda guarda muito – na beleza arquitetônica dos grandes casarões – as características do período de exploração da borracha, quando viveu o seu apogeu. Um dos exemplos é o Theatro da Paz.

Theatro da Paz vista externa-Belém, Pará/Reprodução: Turismo Paraense

A maneira mais rápida de chegar a Belém é de avião. A viagem de Manaus até a capital paraense dura em média 2 horas. A MAP Linhas Aéreas, companhia amazonense, oferece voos para a cidade paraense, de domingo a sexta-feira.

Catedral Metropolitana, localizada no bairro da Cidade Velha/Foto: Divulgação

Em Belém, a primeira sugestão de passeio é visitar a Catedral Metropolitana, localizada no bairro da Cidade Velha. A igreja é uma construção com elementos do estilo neoclássico e barroco. A catedral possui desenhos feitos pelo arquiteto Landi e telas pintadas por renomados artistas europeu do século XVIII. Também no bairro de Cidade Velha é possível conhecer o Forte do Presépio, um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, por sua visão privilegiada do rio.

Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém/Reprodução: Aviesp

O mercado Ver-o-peso, cartão postal da cidade, é um dos mais antigos do Brasil e foi eleito uma das sete maravilhas do país. No local, o visitante pode experimentar pratos típicos da região, como o tacacá, e conhecer as ervas medicinais usadas pela população indígena.

Mercado Ver-o-peso,Belém no Pará/Foto: Divulgação/Pixabay

Uma parada obrigatória para quem visita Belém é a Estação das Docas. O local conta com exposição permanente sobre a história da navegação do estado. Além disso, possui uma estrutura completa de bares e restaurantes e um visual deslumbrante.

Estação das Docas: Pôr do sol e gastronomia em Belém do Pará/Reprodução/Viajante Comum
Artigo anteriorMulheres criam campanha ‘Janeiro Peludo’ nas redes sociais
Próximo artigoCiesa abre inscrições para Vestibular Macro 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui