Benjamin Constant, o colosso do Javari – por Moisés Maciel da Costa

Igreja Panarâmica, Benjamin Constant - foto: Moises Maciel da Costa

Benjamin Constant é município do Estado do Amazonas, fica localizado na região do alto Solimões, foi o primeiro município dessa localidade, cidade bastante movimentada, fica na fronteira do Brasil e Peru, fazendo extremidade com a cidade peruana Islândia.

Benjamin Constant nome dado em homenagem a um General do exército brasileiro, cidade de potencial econômico, movimenta o comercio local com seus grandes fluxos de pessoas, moradores locais, vizinhos de comunidades próximas, turistas e profissionais que vão a trabalho.

Rio Cabanas em Benjamin Constant – foto: Moises Maciel da Costa

No comercio local encontra-se feiras com grande variedades de frutas, verduras e legumes, muitos desses produtos vendidos na feira são de origem peruana, pois o município faz fronteira com território peruanos, o bom preço e o grande movimento de compradores são atrativos para os produtores peruanos que vendem seus produtos para os comerciantes brasileiros.

Há algum tempo, o comercio Benjamin Constant sofre influências dos peruanos, pois a cidade também tem vários mercadinhos de peruanos que vendem itens fabricado no Peru como as deliciosas bolachas Ducalles, refrigerantes, Queijo La Pinta que é de origem Holandesa porem é comum no Peru e outros itens.

Terminal Hidroviário em Benjamin Constant – foto: Moises Maciel da Costa

Para quem gosta de uma boa comida, na cidade existe vários restaurantes peruanos que servem uma deliciosa iguaria típica do Peru como, Tacacho, Chicharron, Ceviche entre outros.

Grade população indígenas também reside no município, como os Ticunas, Marubos, Matins e outras etnias, pois o município faz parte do Vale do Javari que é uma grande área indígena. O município também é forte em festas culturais, Bois bumbás são as grandes atrações que atraem milhares de pessoas de outras localidades que vão para prestigiar, Corajoso e Mangangá são os dois bois bumbás responsáveis por animar os brincantes no bumbódromo.

Igreja Panarâmica, Benjamin Constant – foto: Moises Maciel da Costa

Para quem gosta de lazer, existe um Restaurante balneário chamado Cabanas, lugar amplo com açude, chalés, e piscinas naturais, tudo do bom e do melhor para os frequentadores que não dispensa uma boas oportunidades de se divertir com a família.

A cidade também tem uma linda e moderna igreja católica Nossa Senhora da Conceição, o sino da igreja é programado para tocar automaticamente a cada hora e na frente da igreja tem uma praça chamada Frei Ludovico, também é palco de eventos culturais.

Moises Maciel da Costa

Assista o Vídeo:

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui