Biblioteca da Assembleia AM disponibiliza trabalhos literários de cientistas do Inpa

Biblioteca da Aleam terá obras de pesquisadores do INPA/Foto: Divulgação

A Biblioteca da Assembleia Legislativa do Amazonas está ampliando o seu acervo, e diversificando, ainda mais, o conteúdo oferecido à sociedade, acrescentando às estantes os trabalhos científicos produzidos pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que estão sendo lançados, hoje, quinta-feira (24), Representada pela diretora e pelo vice-diretor da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti e Fabiano Afonso, a Assembleia vai ao auditório do Bosque da Ciência, participar do lançamento das obras publicadas pela Editora do Inpa, com quem firmou parceria para o recebimento das publicações científicas.
Dentre as publicações que integram esse primeiro repasse estão: “Guia de Peixes da Reserva Ducke”; “Conhecendo as áreas úmidas amazônicas: uma viagem pelas várzeas e igapós”; “Maruins na Amazônia Brasileira”; “Entomologia na Amazônia Brasileira Vol.2”; “Ferramentas para coletas de cachos de palmeira na Amazônia: uma nova valorização econômica”; “Manual de alimentação complementar para lactentes” e “Pescado: guia prático de procedimentos adequados durante a cadeia produtiva”.


A cooperação entre a Assembleia e o Inpa foi firmada durante Sessão Especial realizada no instituto no último dia 11. “Essa parceria é muito importante, porque toda obra vinda do Inpa é uma obra que demandou muita pesquisa, que acrescenta muitas informações sobre o Amazonas e que vai ser de grande benefício, não só para o Estado, mas para o mundo”, apontou Jaqueline Ferretti.

A Biblioteca da Assembleia Legislativa foi criada em 18 de junho de 1983 e possui atualmente 3.500 obras em áreas como Direito, Contabilidade, Economia, Administração, Educação, Filosofia, Serviço Social, dentre outras. Foi a primeira biblioteca da Região Norte a receber, por meio de doação realizada pelo Senado Federal, obras em braile, como a Constituição Federal, Constituição do Estado do Amazonas, Leio Orgânica de Manaus Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de romances.

O espaço atende não só os servidores do legislativo, mas também estudantes de escolas públicas, universitários, pesquisadores e profissionais em geral. A Biblioteca também participa dos eventos e programas realizados pela Escola do Legislativo e de outros órgãos parceiros, colaborando com consultas e na criação de projetos.

Sessões externas

A realização de Sessões Especiais externas é uma sugestão do presidente Josué Neto (PSD), acatada por todos os demais deputados estaduais do Amazonas. Nesses encontros, os parlamentares se abastecem de informações e dados a respeito das atividades desenvolvidas pelos especialistas, para avaliar a possibilidade de criar leis ou projetos que favoreçam tanto os segmentos envolvidos, quanto a sociedade em geral. “Conhecer a região e seus recursos para criar políticas de desenvolvimento são fundamentais para o Estado”, avalia Josué Neto.

Artigo anteriorPaulo Henrique Amorim tem reunião na Record para decidir ‘seus limites’
Próximo artigoPM prende pai que abusava de duas filhas no município de Apuí

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui