BID diz que Maués tem a melhor qualidade de ambiente urbano

Maués possui um ambiente favorável para a execução do PROSAI, e para o turismo.
Maués possui um ambiente favorável para a execução do PROSAI, e  para o turismo.
Maués possui um ambiente favorável para a execução do PROSAI, e para o turismo.

Maués-Am- “Maués, é um dos municípios com melhor qualidade de ambiente urbano”, a afirmação é do Superintendente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Alexandre Albuquerque Santos. Ele fez uma exposição de motivos durante a segunda etapa da missão de arranque do Prosai/Maués coordenada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, na manhã dessa quarta-feira(16), no Museu do Homem.

De acordo com ele o desenvolvimento do município é um legado menos visível que as obras e possuem resultados mais positivos.
Alexandre disse que ficou impressionado com a qualidade do ambiente urbano considerando que a cidade possui tratamento diferenciado. “Temos ruas largas e pavimentadas, a população circula de motos, ruas fáceis de transitar, ou seja, as coisas que perturbam as outras cidades aqui não há’, declara.


Segundo o Superintendente até os padrões de habitação superam as outras cidades inclusive das cidades grande. Mas, ele alerta que a cidade começa a sofrer com problemas da migração, invasões e saneamento. “Toda vez que você vai fazer um projeto novo, que vai melhorar a cidade, todo mundo quer se beneficiar se não for controlado pode gerar problemas graves”, ressalta.
Uma das observações é para a defasagem da legislação que não apresenta instrumentos favoráveis para as mudanças, citando como exemplo o Código de Postura de 1967.

Ele acredita que Maués possui um ambiente favorável para a execução do PROSAI, e  para o turismo. A cidade precisa apenas de uma infraestrutura confortável para os turistas. “Os empresários devem perceber a importância e procurar investir em melhores hotéis, restaurantes e o acesso que é muito difícil, é feito de barco. O próprio trajeto até Maués é uma atração turística”, enfatiza.
Ele finaliza dizendo que a Prefeitura pode melhorar as condições de entrada, porto e aeroporto.

O IBAM é responsável pelo Programa de Fortalecimento Institucional e Desenvolvimento Sustentável e tem como objetivo criar um plano de ações municipais cuja finalidade é contribuir para a busca de soluções para os problemas ambientais, urbanísticos e sociais do município dentro do Programa de Saneamento Integrado de Maués(PROSAI).

(Josene Araújo – Ascom)

Artigo anteriorPrograma Conservação e Manejo de Recursos Pesqueiros tem inscrições abertas
Próximo artigoCMM dá início a tramitação do Projeto da Lei Orçamentária de 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui