Bois de Parintins participam de campanha nacional do Ibama

Foto: Recorte

Os bois Caprichoso e Garantido aderiram, nessa quarta-feira (19), à uma campanha nacional promovida pelo Ibama. Intitulada “Não tire as penas da vida”, a ação é voltada para a preservação da Amazônia.


Em suas redes sociais, Caprichoso e Garantido já publicaram o vídeo tema da campanha. Dessa maneira, as agremiações folclóricas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) sinalizam que são a favor da preservação dos povos, da conservação da fauna e da Amazônia como um todo.

Representantes do Ibama afirmam que o momento é importante, pois, com a participação dos bois, o Festival Folclórico de Parintins passa a agir, de fato, pela preservação da Amazônia. Dessa maneira, a campanha “Não tire as penas da vida” entra para a história de Caprichoso e Garantido.

Com a ação, o Ibama visa a proteção da fauna silvestre, por meio do combate ao comércio e uso de artesanatos feitos com partes de animais silvestres. A campanha, desenvolvida há 23 anos pelo Ibama, tem a finalidade de prevenir e combater ilícitos ambientais durante as festas folclóricas no estado do Amazonas, principalmente no Festival de Parintins.

O objetivo também é informar e sensibilizar a sociedade a colaborar no combate ao comércio ilegal de artesanato feito com partes de animais silvestres, como penas, dentes, couro e garras. Essas partes dos animais se transformam em brincos, colares e outros adornos.
Hoje, por meio de leis e trabalhos de conscientização e fiscalização, os eventos folclóricos não utilizam penas de aves silvestres. Mas, ainda são encontrados no comércio artesanatos e enfeites com partes desses animais.

A campanha “Não tire as penas da vida” será exibida durante os intervalos da festa de Parintins. Também será exibido em locais frequentados por turistas, como aeroportos, lojas e restaurantes.

Artigo anteriorSete pessoas são mortas em praça no interior do Ceará
Próximo artigoManaus é a terceira capital mais violenta do Brasil, revela novo Atlas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui