Bolsonaristas são favoritos na região Norte

Foto: Lucas Silva/Secom

Dos sete estados da região, os candidatos apoiados por Jair Bolsonaro estão na liderança no Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima. No Tocantins, o atual governador, Wanderlei Barbosa, disputa a reeleição sem o apoio oficial do presidente da República. Mas o Republicanos, seu partido, faz parte da base de sustentação do governo federal.


Apenas um governador no Norte não tem qualquer ligação com o bolsonarismo: Helder Barbalho (MDB). Com o apoio de Lula e de caciques emedebistas, Helder deve ter a reeleição mais tranquila do país. A expectativa é que ele seja eleito com 65% dos votos.

Em comum, os governadores do Norte aliados ao bolsonarismo têm como bandeiras o fortalecimento do agronegócio e o enfraquecimento de políticas ambientais, pautas também defendidas pelo presidente da República.

No Acre, o atual governador Gladson Cameli (PP) lidera das principais pesquisas, assim como Wilson Lima (Republicanos) no Amazonas.

No Amapá, a liderança é de Clécio Luís (Solidariedade), que conseguiu o arco de aliança mais curioso do país. Ele reuniu desde partidos de centro-esquerda como Solidariedade a até o PL de Bolsonaro.

Em Rondônia, há uma briga doméstica entre dois bolsonaristas: o atual governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e o ex-líder da tropa de choque da CPI da Covid, senador Marcos Rogério (PL).

Em Roraima, o também governador Antonio Denarium (PP) é líder e pode liquidar a fatura já no primeiro turno.

O Antagon!sta via Uol

Artigo anteriorEleitores reclamam de filas para votar
Próximo artigoBrasileiros no exterior enfrentam longas filas para votar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui