Bolsonaro anuncia major da reserva para Secretaria-Geral

Floriano Peixoto, Bolsonaro e Jorge Antonio, que assume Secretaria-Geral Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta sexta-feira (21/06/2019), nas redes sociais, o nome de major da reserva da Polícia Militar Jorge Antonio de Oliveira Francisco para o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.


O posto era ocupado pelo general Floriano Peixoto. Ao falar sobre Floriano, o chefe do Executivo nacional declarou: “Segue gozando de nossa total confiança em seu trabalho e dedicação, assumirá a presidência dos Correios“.

A decisão de exonerar mais um general do primeiro escalão do governo foi divulgada nessa quinta-feira (20/06/2019). Já a demissão do presidente dos Correios, o também general Juarez Cunha, foi anunciada na semana passada, em café da manhã do presidente com jornalistas.

Após o comunicado no Twitter, Bolsonaro fez um pronunciamento no Palácio do Planalto. O mandatário da República elogiou o novo ministro e enfatizou que ele é uma pessoa de confiança, além de estar qualificado para o cargo.

“Jorge Oliveira é advogado com passagem de major no DF, é uma pessoa que me acompanha há mais de 10, 15 anos. O pai dele me acompanhava também. Tem muito afeto à burocracia. É uma missão difícil ser prefeito do Planalto. Desejo boa sorte, felicidades e, mais do que isso, temos confiança no trabalho dele como tínhamos no Peixoto também”, comentou.

Floriano Peixoto, Bolsonaro e Jorge Antonio, que assume Secretaria-Geral
Foto: Divulgação

O novo ministro contou que vai continuar com o papel jurídico desempenhado no Planalto, somado às obrigações como secretário-geral da Presidência. O anúncio foi muito bem visto pelo Palácio do Buriti, que vê no militar brasiliense ponto importante de apoio aos pleitos locais, entre eles a paridade salarial entre a Polícia Civil do DF e a PF. O projeto está parado no Executivo federal desde fevereiro. O GDF também negocia com os policiais militares um reajuste, que também vai precisar passar pelo Planalto e ser votado no Congresso. Ambas as forças de segurança são pagas com recursos da União.

Cargo próximo

No discurso, Bolsonaro deixou o Executivo federal à disposição de Floriano, caso ele queira ocupar algum cargo próximo. O ex-ministro agradeceu, mas disse ter uma “missão” a ser cumprida como novo presidente dos Correios. “Vamos resgatar a credibilidade e fortalecer desenvolvimento financeiro da instituição”, frisou.

O ex-ministro afirmou estar contente por ser considerado pelo presidente um “coringa”. “Sou um soldado paraquedista e estamos acostumados com desafios”, salientou.

Para Peixoto, o major da reserva da PMDF Jorge Antonio de Oliveira é qualificado para o posto. “Eu entendo que, pela capacidade e engajamento dele, vai dar continuidade às ações da secretaria, que continuará acima de qualquer interesse”, destacou.

Fonte: Metrópoles

Artigo anteriorAmazonprev vai atender segurados do Baixo Amazonas em Parintins
Próximo artigoEmbarcações serão alvo de ação para combater descarte irregular de resíduos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui