
O antigo presidente Jair Bolsonaro (PL) passou duas noites na Embaixada da Hungria em Brasília após a Polícia Federal confiscar seu passaporte durante uma investigação sobre um suposto golpe de Estado. Essa informação foi divulgada pelo The New York Times nesta segunda-feira (25).
Vídeos das câmeras de segurança da embaixada, obtidos pela equipe de reportagem do jornal norte-americano, mostram Bolsonaro chegando com dois seguranças e sendo recebido pelo embaixador húngaro, Miklós Halmai.
Assista ao vídeo:
Devido às investigações criminais em curso, Bolsonaro não podia ser detido enquanto estivesse em uma embaixada estrangeira, já que essa área está fora do alcance das autoridades nacionais.
O The New York Times mencionou que a estadia na embaixada indica que Bolsonaro estava buscando “fortalecer sua relação com um colega líder de extrema-direita, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán”.
Durante uma visita à Hungria em 2022, Bolsonaro se referiu a Orbán como seu “irmão”. Em dezembro do ano passado, Bolsonaro e Orbán se encontraram em Buenos Aires durante a posse do novo presidente de direita da Argentina, Javier Milei. Na ocasião, Orbán chamou Bolsonaro de “herói”.
Fonte: cnnbrasil