Bombeiros montam Plano de Operações para o Festival de Parintins

Corpo de Bombeiros com operação, em Parintins/Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros com operação, em Parintins/Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros com operação, em Parintins/Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros com operação, em Parintins/Foto: Divulgação
Corpo de Bombeiros com operação, em Parintins/Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) montou um Plano de Operações Especial para o 49º Festival Folclórico de Parintins, que inclui prevenção em pontos estratégicos como o Centro de Convenções (Bumbódromo), o Aeroporto Júlio Belém e demais áreas urbanas e aquáticas da cidade.


Este ano, além do apoio operacional via terrestre e aquática, a corporação contará com o helicóptero multimissão do CBMAM para busca, resgate e salvamento de vítimas em situações de extrema emergência.

“As prevenções foram planejadas para que possamos garantir a proteção e segurança de todos os brincantes das duas agremiações e ao público presente. Neste ano, teremos o reforço na prevenção e no socorro, com o helicóptero multimissão, que será utilizado para o transporte aéreo de vítimas em estado grave, caso haja”, afirmou o comandante do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

Serão disponibilizados ao todo 162 bombeiros e 23 viaturas, entre carros de combate a incêndio, motocicletas, lanchas, carro-pipa e de Defesa Civil, que atuarão a partir desta segunda-feira, 23 de junho, até o dia 5 de julho.

Em Parintins, as equipes do Corpo de Bombeiros estarão aptas a realizar ações de salvamento, resgate e remoção de pessoas, atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, ocorrências na orla fluvial, prevenção e combate a incêndios em aeronaves, atendimento pré-hospitalar e vistoria técnica em edificações.

Na área do Bumbódromo, por exemplo, os militares serão divididos em setores, garantindo a cobertura preventiva na área interna, (torcidas de Garantido e Caprichoso, autoridades civis e militares, convidados e sala de imprensa). Na área externa e adjacências, a cobertura será para atender o público em circulação e as novas instalações físicas do Complexo Cultural.

Hipóteses para atuação – O CBMAM avaliou como variáveis passivas de atuação os princípios de incêndio no interior do Centro Cultural, camarins, camarotes e áreas destinadas à queima de fogos de artifícios; controle de pânico; tumulto generalizado, evacuação de vítimas de mal súbito (vertigem ou desmaio); quedas de pessoas em alegorias, incêndios e naufrágios de embarcações na orla fluvial de Parintins, afogamentos, acidentes de trânsito, aeronáuticos, entre outras situações.

O Plano de Operações do Corpo de Bombeiros foi executado para atender essas demandas.

Artigo anteriorVítima com politraumatismo atendida por helicóptero multimissão
Próximo artigoTribunais de Contas vão fiscalizar Atenção Básica de Saúde dos governos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui