
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quarta-feira, 5 de julho, uma “Corrida de Orientação” na Reserva Parque Sumaúma. A atividade integra as comemorações do aniversário de 141 anos da Corporação. A disputa entre os batalhões reuniu 25 militares.
“Além promover a interação entre as organizações militares que fazem parte do CBMAM, o objetivo é aperfeiçoar a agilidade e os procedimentos técnicos já adotados por nós nas ocorrências de busca e resgate em ambiente de selva e incêndios florestais”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, coronel Fernando Pires Júnior.
A pista foi montada dentro da mata e, com o auxílio de bússola e GPS, as equipes ultrapassaram os obstáculos e cumpriram metas, em um percurso de aproximadamente 1 quilômetro, até a linha de chegada. A prova teve uma duração total de três horas.

Vencedores – Os militares do Batalhão de Incêndio Florestal (Bifma), fizeram o trajeto em menor tempo, em pouco mais de 20 minutos, e ganharam a disputa. O segundo lugar ficou com o 1º Batalhão de Incêndio, e o terceiro lugar foi para o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE). Os três primeiros lugares receberam troféus e medalhas.

“Isso é uma oportunidade pra gente comemorar o aniversario do Corpo de Bombeiros e também pra verificar como está o adestramento da nossa tropa, com relação aos deslocamentos em áreas de selva”, disse o comandante do Bifma e coordenador do evento, major Alexandre Martins.
As equipes foram formadas pelo Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, Batalhão de Bombeiros Especial, 1º.Batalhão de Incêndio (1º BI), Seção de Combate a Incêndio (SCI) e os militares da Defesa Civil do Amazonas.