
Mais de cinco mil pessoas em 42 comunidades do município de Borba, situado a 151 quilômetros de Manaus, serão beneficiadas com serviços médicos, de enfermagem, odontológicos e laboratoriais através da nova jornada de saúde promovida pela Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Igaraçu. Esta é a primeira UBS fluvial do país, pertencente a Borba. A jornada começou na última segunda-feira, 17 de junho, e terá duração de 20 dias. A ação é organizada pela Prefeitura de Borba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
“Sabemos o quanto a população das nossas comunidades precisa de atendimento de saúde e o quanto também tem dificuldade de chegar até a sede do município. Com isso, implantamos a Unidade Básica de Saúde Fluvial Igaraçu, que está bem equipada e com um time de profissionais preparados para receber o público e ofertar serviços de qualidade para crianças e adultos”, afirmou Simão Peixoto, prefeito de Borba.

Durante os 20 dias de viagem, a equipe, composta por 18 profissionais, realizará uma série de serviços de saúde, incluindo vacinação com a campanha de combate à poliomielite e atualização das cadernetas de vacinação para crianças, adolescentes, jovens, adultos e gestantes. Também serão realizados exames de BHCG (gravidez), testes rápidos para sífilis, HIV, hepatites B e C, além de exames para identificar casos de malária.
A distribuição de medicamentos é outra ação prevista para esta jornada de saúde fluvial. “A UBSF Igaraçu é essencial para garantir que as comunidades ribeirinhas de Borba recebam cuidados médicos e odontológicos adequados, especialmente em locais de difícil acesso. As pessoas que serão atendidas podem contar com um atendimento de qualidade e com a dedicação dos profissionais envolvidos, que não medem esforços para levar saúde aos moradores das comunidades ribeirinhas”, finalizou Albert Antunes, secretário de saúde.