
Os governos do Brasil e da Venezuela anunciaram nesta segunda-feira (5) um acordo para que o Brasil cuide das embaixadas da Argentina e do Peru em Caracas. A partir destes dados, a Embaixada do Brasil representará os interesses e cidadãos argentinos e peruanos na Venezuela.
A nota conjunta menciona que a custódia dos bens, arquivos e representação de interesses da Argentina e do Peru em território venezuelano serão de responsabilidade da Embaixada do Brasil. Essa medida está em conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 e a Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963.
O Brasil já havia reforçado a custódia das embaixadas na semana passada, a pedido dos países vizinhos. Na quarta-feira passada, uma bandeira brasileira foi apressada na representação argentina.
O acordo foi necessário após o governo de Nicolás Maduro expulsar os diplomatas da Argentina e do Peru, países que não consideraram sua vitória na recente eleição presidencial. A autoridade eleitoral venezuelana, controlada por Maduro, declarou sua reeleição, mas não apresentou as atas que comprovaram a derrota do opositor Edmundo González.
Embora o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também não tenha reconhecido a vitória de Maduro, ele não considera Gonzales o vencedor. Lula defendeu a apresentação das atas e afirmou estar confirmado de que não houve irregularidades graves na eleição.
Fonte: g1