
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou o segundo maior crescimento global no segundo trimestre de 2024, com um avanço de 1,4% em comparação ao trimestre anterior. Esse resultado só foi superado pelo Peru, que registrou um crescimento de 2,4% no mesmo período, conforme levantamento da Austin Rating.
O crescimento da economia brasileira foi impulsionado principalmente pelo setor industrial, que apresentou um aumento de 1,8% em relação ao primeiro trimestre. O desempenho do Brasil também se destacou no cenário internacional, ficando acima da média dos países analisados (+0,4%), da média dos países do BRICS (+1,1%) e do G7 (+0,4%).
Em comparação com o segundo trimestre de 2023, o PIB do Brasil subiu 3,3%, ocupando a 11ª posição no ranking global, que foi liderado pelas Filipinas, com um crescimento de 6,3%.

O PIB é um dos principais indicadores do desempenho econômico de um país, representando a soma de tudo o que foi produzido em um determinado período. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por calcular o PIB, utilizando duas abordagens: a ótica da oferta, que considera a produção nacional, e a ótica da demanda, que leva em conta o consumo das famílias, o consumo do governo, os investimentos e o saldo das exportações e importações.
O resultado trimestral é divulgado pelo IBGE até 90 dias após o fechamento do período, enquanto os dados consolidados são disponibilizados após dois anos.
Fonte: Poder 360