
Manaus recebeu, pela primeira vez, no último domingo (21), a 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Luta Livre Esportiva e Submission, realizada no ginásio poliesportivo do Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), reunindo cerca de quatro mil pessoas.
Organizado pela Federação Amazonense de Submission e Luta Livre (Fasub), com apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o torneio reuniu 1.335 atletas de 58 academias de todo o País, dentre eles, atletas do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará, Brasília, Sergipe e do país sul-americano Peru.
De acordo com Hugo Duarte, a lenda viva da luta livre, o Amazonas é considerado um celeiro de grandes talentos para a luta e, com isso, é opção destaque para a realização de competições. “Manaus apresenta um leque de novos talentos de alto nível técnico. Atletas que apesar de jovens, são bem experientes. Posso afirmar que a cidade está preparada com um time campeão, formado por atletas treinados e preparados para competir por mais 20 anos”, frisou.
Ao fim dos combates, a Fasub premiou as três melhores academias do torneio. O primeiro lugar foi para a equipe CT Brunocilla (990 pontos) e o segundo e terceiro lugares com a equipe Sonic (545 pontos) e Projeto Nandinho (350 pontos), respectivamente.
Destaque em competições
De acordo com o presidente da Fasub, Antônio Aleixo, o evento possibilitou ao Amazonas a possibilidade de receber ainda mais competições da modalidade. “Pela primeira vez na história tivemos a possibilidade de sediarmos uma competição desse porte, que é o Brasileiro de Luta Livre. O feito construiu laços importantes para que Manaus possa sediar outras edições do evento por exemplo”, destacou Aleixo.