Brindes e interação amenizam tensão de candidatos do Enem

Foto: Divulgação

Com 165.077 candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, o Amazonas é o segundo estado da Região Norte com maior número de participantes, ficando atrás apenas do Pará (354.593), esse número representa 2,4% do total de 6.731.203 inscritos. Este ano as provas serão aplicadas em dois domingos: nos dias 5 e 12 de novembro para 6.731.203 participantes em 1.725 municípios, 12.416 locais de prova e 182.202 salas de aplicação.


O número de participantes em todo o Brasil é de 6.731.203, menor do que em 2016, quando 8,6 milhões de pessoas fizeram do exame. No Estado, esse índice é 14% menor que o do ano passado, quando 194.160 se inscreveram para o exame. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 56 municípios do Amazonas, mesmo número do ano passado.

Para mais de 2 mil alunos que prestarão a prova em Manaus, na faculdade DeVry | Martha Falcão, haverá distribuição de água, picolé, chocolate, barra de cereal e brindes, logo na entrada. Brindes serão distribuídos por meio de um quiz interativo, que traz perguntas baseadas em possíveis temas abordados no Enem: refugiados, migração, crise do sistema prisional e apropriação cultural.

A ideia é amenizar o clima de tensão e ansiedade pela prova. A ação também será realizada em outras cinco escolas públicas e privadas: Escola Estadual Francisco das Chagas de Souza Albuquerque, Escola Estadual Sólon de Lucena, Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, Centro Educacional Adalberto Valle, e Instituto de Educação do Amazonas (IEA).

Foto: Divulgação

O diretor geral da instituição, Luiz Patrício Barbosa Junior, lembra que o estudante que obtiver pontuação mínima de 500 no Enem poderá ingressar na instituição sem a necessidade de realização de exame Vestibular.
“A classificação dos candidatos inscritos para esta seleção será feita pela pontuação sempre em ordem decrescente. O Enem é um mecanismo de avaliação que já vem sendo adotado em larga escala nas principais instituições do País. Para quem perdeu o vestibular deste ano, pode usar o Enem do ano passado”, explicou.

Perfil

No Amazonas, 19,8% dos participantes são pagantes; 55,4% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 24,7% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede publica em 2017.

Em relação à situação de ensino; 67,8% já concluiu o Ensino Médio; 26,5% é concluinte este ano; e 4,9% concluirá após 2017 (treineiro). Do total de participantes do Amazonas, 56,3% são mulheres e 43,7% são homens.

Atendimentos

Foram aprovados 691 atendimentos especializados no Amazonas. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e deficiência auditiva. Serão usados 1.296 recursos de acessibilidade, sendo 33 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 398 atendimentos específicos, 51,5% para lactantes. O estado teve duas solicitações aprovadas para de atendimento pelo nome social, as duas na capital.

Artigo anteriorIncêndio atinge Museu de Belas Artes de Moscou
Próximo artigoEx-presidiário é assassinado enquanto assistia partida de futebol, na Cachoeirinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui