Butantan anuncia nesta terça (12), eficácia geral da CoronaVac, diz governo de SP

Foto: Reprodução

O Instituto Butantan anunciará amanhã a taxa eficácia geral da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil pelo instituto paulista. A divulgação de novos dados da fase 3 dos testes do imunizante foi confirmada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevistas concedidas na manhã de hoje.

“O Butantan realizará amanhã [terça-feira] mais uma apresentação específica sobre a vacina, com dados complementares, às 12h45. Dimas [Covas, presidente do Instituto Butantan] e outros cientistas vão discorrer sobre esse assunto. É tema da ciência, não da política”, disse Doria em entrevista à Rádio CBN.

Jean Gorinchteyn, por sua vez, explicou em entrevista à GloboNews a importância do resultado sobre a eficácia geral. “Esses dados que chamamos de eficácia global estão em posse do Butantan e da Anvisa, e dessa maneira saberemos todos amanhã essas informações que são de fundamental importância para que possamos inserir nas propostas da campanha (de vacinação), trazendo à tona essa qualidade de informações”, disse.

Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a compra de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac. Mesmo assim, Doria tem sustentado que só vai seguir o plano do governo federal se a vacinação começar no dia 25 de janeiro ou antes.

Por enquanto, a vacina não recebeu aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e por isso o Ministério da Saúde não estipulou uma data para iniciar a imunização. O ministro Eduardo Pazuello tem cogitado começar a vacinação, na melhor das hipóteses, em 20 de janeiro.

Além da CoronaVac, também existe a expectativa sobre a aprovação da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz. Já foi feito um pedido de compra e de uso emergencial desse imunizante, mas por enquanto não há doses no Brasil.

Fonte: UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui