Nesta quarta-feira (10/06), a partir das 20h, o espetáculo “Cabanagem”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), será exibido na programação do “Cultura Sem Sair de Casa”, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Com direção artística e coreografia de Mário Nascimento, durante 50 minutos, a obra trará a histórica revolta popular, na qual negros, índios e mestiços combateram a elite política na região norte do Brasil, no período regencial. Apresentada pela primeira vez em 2010, “Cabanagem” ganhou dois prêmios: o Funarte Klauss Vianna de Dança para montagem de espetáculo em 2009 e, um ano depois, o grupo foi contemplado com o Projeto Palco Giratório (Sesc Nacional).
Segundo o diretor, os movimentos em cena são inspirados na literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa, na busca de traduzir o espírito de resistência, luta, revolta e de preservação das culturas.
“Busquei a essência em muitas andanças pela cidade de Manaus, em contato com as pessoas da rua, com a arquitetura. Além da literatura, isso serviu de fonte de pesquisa e desenvolvimento da obra”, afirma Mário Nascimento, que assina ainda a iluminação do espetáculo com Monique Andrade e o figurino em parceria com integrantes do CDA.
