Cadastramento de artesãos, em Borba, facilitará a identificação profissional

Artesão João Catarino, em Borba/Foto: Divulgação
Artesão João cata
Artesão João Catarino, em Borba/Foto: Divulgação
Artesão João cata

O Programa do Artesanato Amazonense e do Programa de Economia Solidária desenvolvido pelo Governo do Estado, realizará cadastramento de artesãos no município de Borba, no período de 8 a 12 de junho, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Borba, localizado na travessa Monsenhor Coutinho, no bairro Ipiranga.

A ação tem como objetivo identificar as potencialidades artesanais do município e possibilitar que os profissionais interessados possam solicitar a Carteira Nacional do Artesão, mediante teste de habilidade técnica (pratica).


Com a expedição da Carteira Nacional do Artesão, além de ter uma identidade profissional, o artesão consegue circular com mercadoria por todo o território Brasileiro com a isenção do ICMS. O documento também facilita a participação em feiras e eventos do setor em qualquer parte do mundo. Outras vantagens para o profissional é o acesso à Nota Fiscal Avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e possibilitar que ele venda legalmente seu produto para grandes clientes, além de realizar empréstimos em instituições financeiras e participar de credenciamento para ministrar oficinas e cursos de artesanato.

Documentos necessários – Para realizar o cadastro, o artesão necessita apresentar RG, CPF, comprovante de Residência, uma foto 3×4, duas peças prontas de matéria prima diferente, uma peça artesanal por matéria prima/Técnica a ser cadastrada em todas as suas fases (Teste de Habilidade Técnica) e cópia colorida do Portfólio dos produtos artesanais.

Em Manaus, para solicitar a Carteira Nacional do Artesão, o trabalhador deve procurar a Setrab, localizada na avenida Joaquim Nabuco, nº 919, Centro, zona sul.

Feira – Ao mesmo tempo em que acontece o cadastramento dos artesãos de Borba (de 8 a 12 de junho), o Governo do Estado, por meio da Setrab, estará com seus técnicos dando apoio aos 40 artesãos que participarão da 1ª Feira/Mostra dos Artesãos e Arte Borbense, e dando orientação de como funciona o Programa do Artesanato Amazonense (PAB),

A 1ª Feira/Mostra de Artesãos terá peças confeccionadas por artesãos de Borba e comunidades próximas, produzidas com sementes, folhas, madeira certificada, couro de peixes e cosméticos com fragrâncias da flora amazônica. O objetivo deste evento é divulgar o potencial dos artistas locais e oportunizar a geração de emprego e renda no município.

Artigo anteriorIrregularidades em Edital provocam suspensão do Concurso da Prodam, pelo TCE/Am
Próximo artigoAses do Pagode faz homenagem ao Grupo Revelação, no Sambaqui neste sábado(07)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui