

Foi concluído o cadastramento dos moradores do entorno da Arena da Amazônia, segundo informou o secretário executivo de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, coronel Dan Câmara, durante a apresentação do Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo realizado pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, realizada ontem, quarta-feira (28).
De acordo com Câmara, a ação faz parte do planejamento estratégico de segurança voltado para o mundial. “Essa é uma ação necessária para garantir a segurança tanto de moradores quanto de torcedores que assistirão aos jogos”, comentou.
Durante a apresentação do plano, Câmara, também, destacou os investimentos em capacitação de policiais e servidores da segurança pública e anunciou novos equipamentos que ficarão no Amazonas após o mundial da FIFA. “Quase quatro milhões de reais foram investidos em formação específica além de novas contratações de polícias e bombeiros militares. Recebemos equipamentos novos com todo aparato para atender ocorrência com bomba, por exemplo, temos um sistema de comando e controle, nossas aeronaves tem agora sistema com a capacidade de visualizar objetos pessoas pelo calor”, afirmou.
Até o Mundial, o Estado, também, deverá contar com o serviço de lanchas para o monitoramento da orla de Manaus e, segundo Câmara, deverá receber um veículo adaptado para gestão de multidões. “Estamos recebendo um caminhão antitumulto para gerir essas multidões. Vamos continuar trabalhando para alcançar a população com um modelo inovador de segurança para grandes eventos”.
Transporte e trânsito – No plano de Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo, a Prefeitura de Manaus também apresentou o plano que envolve a interdição de vias e mudanças no sistema de transporte coletivo. Em dias de jogos, as avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, no trecho da Arena da Amazônia, serão interditadas.
No transporte, três novas linhas atenderão a área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes; nove atenderão aos torcedores em dias de jogos; e para o FIFA Fan Fest haverá, se necessário, o reforço na frota das seis linhas de ônibus que atendem a região da Ponta Negra. “A SMTU tem todas as linhas de ônibus e todos os terminais da cidade. Do terminal mais próximo, o torcedor poderá chegará a todas as festas e eventos, seja em jogos em Manaus ou dia de jogos do Brasil”, afirmou o diretor de transportes urbanos da SMTU, Waldir Frazão.