Caics podem ser transformados em Centros Especializados de Média Complexidade

Foto: Divulgação

A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, esteve reunida na manhã desta quarta-feira com a secretária executiva do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Kathelen Santos, para discutir o projeto de reformulação dos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics), que será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), com recursos do FPS.


Na reunião, que contou com a participação do secretário executivo adjunto de Assistência Especializada à Capital, Thales Schincariol, e da equipe técnica da secretaria responsável pela elaboração do plano, foram apresentadas as mudanças na estrutura de atendimentos dos Centros.

Manaus tem, atualmente, 12 Caics em todas as zonas da cidade, e a ideia, segundo a secretária Simone Papaiz, é de que cinco deles passem a ser Centros Especializados de Atendimento a Criança, que vão oferecer consultas com especialistas, exames, diagnósticos e acompanhamento dos pacientes.

“Queremos que a rede de saúde possa atender de forma resolutiva essas crianças e familiares que hoje buscam por atendimento de média complexidade especializado. Esses Caics serão referências para a rede de atendimento infantil”.

Foto: Divulgação/Susam

De acordo com o planejamento apresentado, nas próximas semanas a parte técnica irá finalizar a construção do projeto e elaboração de cronograma, para que o trabalho estrutural seja iniciado. A expectativa é de que, até o final do ano, ao menos dois desses Caics já estejam funcionando nessa nova configuração.

As obras de readequação dos espaços serão financiadas por meio de recursos do FPS e executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), como explicou a secretária executiva do Fundo, Kathelen Santos. “Assim que o plano estiver fechado por parte da Susam, procederemos com a liberação de recursos e a Seinfra iniciará o trabalho”, concluiu.

Artigo anteriorSTF mantém Weintraub no inquérito das fake news
Próximo artigoServidores da Seap recebem treinamento para emissão de CTPS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui