
Na manhã de hoje, quarta-feira (11), o vereador Wilker Barreto (PHS), presidente do Poder Legislativo Municipal, fez um balanço positivo da atuação da Casa, para justificar a suspensão da Ordem do Dia, ontem (10), após a Tribuna Popular que teve a presença do secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara.
“Entendo que é tranquilamente justificada a suspensão ocorrida ontem, já que a sessão estava passando do horário regimental. Na ocasião estávamos com o secretário executivo de Segurança Pública, Dan Câmara, expondo para Manaus, as estratégias para 2016 dos Jogos Olímpicos. Foi essa estratégia que deu a Manaus o título de melhor sede de Copa do Mundo do evento de 2014. E esta Casa cumpriu uma agenda positiva, na manhã de ontem”, explicou.
O assunto veio à tona, após o vereador Elias Emanuel (PSDB) solicitar inversão da pauta na sessão de hoje, quarta-feira, para começar pela Ordem do Dia com a deliberação da pauta de votação, o que foi aprovada na reunião ordinária pelos vereadores.
Wilker Barreto deixou claro que ficaria preocupado se o encerramento da sessão, na ocasião conduzida pelo vice-presidente Hiram Nicolau-PSD, tivesse ocorrido às 10h00. “Mas estávamos para mais do meio-dia e terminando o Pequeno Expediente. A Casa não vai pegar a pecha de um parlamento que não trabalha, ao contrário, é só vir aqui, de segunda a sexta-feira. Estamos com audiências públicas quase que diariamente discutindo temas importantes para Manaus”, argumentou.
O presidente ressaltou que há algum tempo a Câmara Municipal de Manaus vem colocando em prática uma agenda positiva de audiências pela parte da manhã e à tarde. “Tivemos uma agenda importantíssima. Não houve prejuízo de trabalho. A nossa pauta está em dia. Não podemos penalizar uma Câmara que está trabalhando de forma bastante efetiva”, argumentou.
Na opinião do presidente, a Casa Legislativa tem cumprido com o seu papel, em sua essência. “Não há nenhum prejuízo e entendo que todas as devidas ausências de ontem vão ser justificadas porque esta Casa está com uma agenda positiva de bastante trabalho”, afirmou.
O vereador Plínio Valério (PSDB) sugeriu o cumprimento do Regimento Interno, com as audiências e homenagens as quintas e sextas-feiras, ou então fazer a inversão da pauta. “Ou inverte-se a pauta ou cumpre-se o Regimento quando houver audiências”, disse.