Câmara de Boca do Acre, 1ª a enviar prestação de contas via internet, ao TCE-AM

Conselheiro Ary Moutinho, presidente TCE-Am/Foto: Ana Cláudia Jatahy

A Câmara Municipal de Boca do Acre, a 1.023 quilômetros de Manaus, foi o primeiro órgão público a enviar, hoje, sexta-feira (11), a prestação de contas digitalizada, do ano de 2015, através do sistema e-Contas, ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, segundo informou a Divisão de Expediente e Protocolo do TCE (Diepro/TCE), com o TCE ressaltando que as prestações de contas, a partir deste ano, só serão aceitas pela internet.
Outras 366 prestações deverão ser enviada ao TCE até o dia 31 de março, prazo final para o encaminhamento do relatório anual referente ao exercício de 2015. Segundo a Diepro, a prestação da Câmara de Boca do Acre, com 78 páginas, foi enviada pela internet às 10h00 de hoje, sexta-feira (11).


São obrigados a enviar as prestações de contas ou toda a documentação relativa aos mesmas por meio do sistema e-contas os chefes do Poder Executivo (capital, interior e do Estado), presidentes de Câmaras municipais, dirigentes de órgãos da Administração Indireta (Autarquias e Fundações), Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e Fundos Especiais Municipais, gestores da Administração Direta Estadual e Municipal (Secretarias e órgãos de saúde), administração indireta (Autarquias e Fundações) e Fundos Especiais, além da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Ministério Público do Estado do Amazonas e Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Protocolo digital é gerado

Conforme com o presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, este ano, o gestor — ou o responsável em entregar a documentação ao órgão — nem precisa comparecer à sede do TCE para entregar a documentação, como era feito nos anos anteriores. Basta entrar no portal do Tribunal, acessar o sistema E-Contas, preencher os dados solicitados e anexar a prestação de contas.

No momento do ingresso, o sistema E-Contas gera um protocolo digital ao gestor e as contas dele começarão a tramitar imediatamente, sem precisar que a Diepro encaminhe o processo físico para ser digitalizado, antes de iniciar a tramitação, o que gerará economia substancial de papel.

Ainda o segundo o conselheiro-presidente, os gestores que não conseguirem enviar eletronicamente o documento digitalizado pela internet ou não tiverem os meios adequados, o TCE está disponibilizando terminais no laboratório da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) para o envio do documento o previamente digitalizado.

A decisão de receber as prestações de contas e demais documentos eletronicamente a partir de 2016 foi tomada pelo colegiado do TCE, em reunião administrativa, no dia 11 de novembro do ano passado após 3 anos de implantação e testes do sistema E-Contas, desenvolvido pela (Ditin).

Artigo anteriorKart e Motovelocidade esquentam Kartódromo da Vila Olímpica, amanhã (12)
Próximo artigoAdvogado de presos políticos da Revolução Militar pede ação penal contra Moro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui