Câmara de Novo Airão discute criação do Parque da Cacimba

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) já retornou aos trabalhos e começou com uma reunião entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Turismo, que convidaram a secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, Tatiana Schor. O convite se deu para que a secretária pudesse explanar sobre o projeto do Parque da Cacimba, que faz parte da Rede de Parques Urbanos do Amazonas – projeto que está inserido no Programa Estruturante Biópolis da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Tatiana salientou que “esse desenvolvimento também se dá desde o fortalecimento das Licenciaturas até a formação de jovens e crianças, no sentido de oferecer não apenas aulas sobre meio ambiente, mas também de Geografia, Matemática e Biologia dentro de um contexto diferenciado e ao ar livre”.

O Projeto de Lei (PL) que trata sobre o Parque da Cacimba tramita na Câmara Municipal de Novo Airão desde 2017. O projeto faz parte da rede de Parques Urbanos que vem sendo formulado pelo Governo do Amazonas com abordagem transversal, envolvendo várias áreas da sociedade.

Para o secretário de Meio Ambiente de Novo Airão, Mário Jorge Carmim, a participação da secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, na sessão ordinária, veio para reforçar a parceria que o Governo do Amazonas mantém com a prefeitura daquele município.

O Parque da Cacimba é uma área de pouco mais de sete hectares no meio urbano de Novo Airão e conta com nascente, igarapé e mata nativa. Mesmo estando localizado dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP), a Secretaria de Meio Ambiente de Novo Airão informou que o lugar vem sendo constantemente degradado pela ação humana. Historicamente, a área era usada para lavagem de roupas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui