Câmara de Santo Antônio do Içá envia primeira Prestação de Contas Anual ao TCE-AM

Foto: Nonato Carvalho

A Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá (a 879 km de Manaus) foi o primeiro órgão a encaminhar a Prestação de Contas Anual (PCA) referente ao exercício financeiro de 2024 ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O envio foi realizado nesta quarta-feira (29), pelo sistema Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), plataforma oficial utilizada para o cumprimento dessa obrigação constitucional.


A PCA é um dos instrumentos essenciais para a transparência e fiscalização da gestão pública, permitindo que os administradores públicos demonstrem a regularidade da aplicação dos recursos financeiros.

O prazo para a entrega do documento já está aberto e segue até o dia 31 de março de 2025, sendo obrigatório para todos os órgãos da administração direta e indireta, incluindo fundos especiais, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista das esferas estadual e municipal.

Conforme a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, ao antecipar o envio da PCA, a Câmara Municipal de Santo Antônio do Içá demonstra compromisso com a gestão pública responsável e com os princípios de transparência. “A entrega tempestiva da prestação de contas representa um sinal positivo de que os gestores estão atentos às suas obrigações legais e à boa administração dos recursos públicos”, disse.

A não entrega da PCA dentro do prazo pode acarretar sanções aos gestores, incluindo a instauração de uma Tomada de Contas Especial, procedimento administrativo que investiga casos de omissão ou indícios de irregularidades na gestão financeira pública.

Com a abertura do prazo para a prestação de contas, o TCE-AM segue monitorando o envio das documentações por parte dos demais órgãos jurisdicionados. A expectativa é que, nos próximos meses, mais entidades encaminhem seus relatórios, assegurando a transparência e a fiscalização dos gastos públicos em todo o estado do Amazonas.

Artigo anteriorAmazonas Energia responde na Justiça por contaminação de igarapé em Coari
Próximo artigoRepasse do FPM será creditado amanhã aos municípios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui