Campanha de Combate ao Diabetes lançada com o tema ‘Educar para prevenir’

Campanha de Combate ao diabetes, em Manaus/Foto: Divulgação
Campanha de Combate ao diabetes, em Manaus/Foto: Divulgação
Campanha de Combate ao diabetes, em Manaus/Foto: Divulgação

Com o tema “Educar para prevenir”, foi lançada ontem (14), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinho, na Cidade Nova,na zona Norte, de Manaus, a Campanha de Combate ao Diabetes, com mobilização em todas as unidades de saúde da rede municipal, até o dia 21 de novembro, visando reforçar, junto à população, a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividade física para a prevenção ao diabetes, doença que não tem cura e atinge 400 milhões de pessoas no mundo, sendo 14 milhões no Brasil. A estimativa é de que 500 novos casos sejam diagnosticados por dia em todo o mundo.


O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que o município de Manaus registra, atualmente, 74.017 pessoas com diabetes e que são acompanhadas nas unidades de saúde. “É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, e que, caso não seja controlada, acaba evoluindo para complicações severas como insuficiência renal, doenças do coração e amputações, podendo ocasionar a morte do paciente. É um tipo de doença crônica, ou seja, o paciente vai precisar conviver com o diabetes por toda a vida. Por isso, é tão importante prevenir a doença”, destaca Homero de Miranda Leão.

Durante a campanha, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão reforçando as ações de educação em saúde, informando sobre a prevenção, os fatores de risco, os sintomas da doença, diagnóstico e tratamento.

De acordo com a chefe do Núcleo de Controle da Hipertensão e Diabetes Mellitus da Semsa, Yeda Lopes Abitbol, é possível prevenir o diabetes tipo 2, que pode ser adquirido ao longo da vida e é responsável por mais de 90% dos casos da doença. “Uma dieta balanceada, a manutenção de peso adequado, evitar fumar, praticar exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, controlar a pressão arterial e evitar o consumo excessivo de álcool, são medidas simples que podem ajudar a prevenir esse tipo de diabetes”, alerta Yeda Abitbol.

A recomendação é para que todas as pessoas procurem uma unidade de saúde periodicamente para realizar os exames de rotina que possam diagnosticar a doença, principalmente quem apresenta os seguintes sintomas: urina abundante, principalmente à noite; sede excessiva e boca seca; aumento do apetite; perda ou ganho de peso recente; cansaço e falta de energia; formigamento, dores ou adormecimento em mãos e pés; visão embaçada; infecções urinárias frequentes; e feridas de difícil cicatrização.

Artigo anteriorPelé se recupera, recebe alta e brinca: ‘Estou pronto para jogar amanhã’
Próximo artigoDia de Campo em Iranduba contribui para elevar qualidade da produção de hortaliças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui