Campanha de combate ao fumo inicia com incentivo ao tratamento de dependentes, em Manaus

Campanha aberta com incentivo ao tratamento de fumantes/Foto: Assessoria
Campanha aberta com incentivo ao tratamento de fumantes/Foto: Assessoria
                 Campanha aberta com incentivo ao tratamento de fumantes/Foto: Assessoria

Iniciada hoje (29), a campanhade esclarecimento sobre os malefícios do tabaco e incentivo ao tratamento para superação do tabagismo, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com a abertura na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sálvio Belota, na zona Norte, onde funciona um dos Ambulatórios de Tratamento ao Fumante.
Ao longo da semana, os usuários do sistema de saúde receberão orientações quanto ao funcionamento da rede de ambulatórios e os fumantes poderão se submeter a testes para medir a quantidade de monóxido de carbono presente no pulmão e o grau de dependência à nicotina. Os interessados serão encaminhados para tratamento.


Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, ressaltou que a Prefeitura de Manaus mantém 19 Ambulatórios para atender as pessoas que desejam parar de fumar.

“Com uma equipe especializada para oferecer apoio psicológico, médico e social, além de medicamentos, estamos conseguindo avançar no controle do tabagismo. Nesta UBS, por exemplo, 80% das pessoas que procuraram o serviço, tiveram êxito”. Segundo Homero, nos demais Ambulatórios a taxa de sucesso é em torno de 50%.

O secretário orientou que os interessados em deixar de fumar procurem o serviço, oferecido gratuitamente em todas as zonas da cidade. “As pessoas começam a fumar porque querem, depois continuam porque não conseguem parar. Precisam de apoio e é isso o que oferecemos. É importante parar de fumar, pois não há um benefício sequer no cigarro”, reforçou.

A programação da campanha se estende a outras UBSs ao longo da semana. Na Policlínica Djalma Batista, no bairro Compensa II, por exemplo, os usuários irão contar, até a próxima quarta-feira (31), com atividades como palestra educativa e medição dos níveis de monóxido de carbono no pulmão e grau de dependência à nicotina.

O encerramento das atividades acontece na próxima sexta-feira (02), das 08h00 às 12h00, na praça Heliodoro Balbi, no Centro. Na ocasião, os profissionais da Semsa além de realizar testes, irão orientar, inscrever e encaminhar, aos Ambulatórios de Tratamento municipais, fumantes que desejam iniciar o tratamento.

Artigo anteriorAmazonas participa de reunião sobre mudanças climáticas, no México
Próximo artigoAtletas do IFAM conquistam 23 medalhas na natação dos Jogos Federais-2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui