Campanha de prevenção ao diabetes começa no sábado (12), em Manaus

Aprende a controlar seu diabetes, através de testes rápidos/Foto: Divulgaçãp

Como o objetivo de alertar a população para a prevenção adequado do diabetes, será aberta, no próximo sábado (12), a Campanha Anual de Controle do Diabetes, no Parque Municipal do Idoso, zona centro-sul.
Entre as atividades programadas para a abertura, estão teste de glicemia, medição do Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência Abdominal. Também serão oferecidas orientação medicamentosa e em saúde bucal, atividade física e avaliação neuromotora do pé diabético, com atendimento aos usuários até as 12 horas.

Com o tema ‘Olhar para o Diabetes’, a campanha irá mobilizar as Unidades Básicas de Saúde no período de 16 a 18 de novembro. Serão realizadas rodas de conversa, orientações com entrega de informativos e busca ativa de diabéticos, para sensibilizar os usuários para o autocuidado e atenção à qualidade de vida.

Aprende a controlar seu diabetes, através de testes rápidos/Foto: Divulgaçãp
Aprende a controlar seu diabetes, através de testes rápidos/Foto: Divulgaçãp

De acordo com o secretaria municipal de Saúde, a campanha pretende sensibilizar a população para a prevenção e tratamento do diabetes, evitando as consequências da doença que, em muitos casos, podem ser graves e levar à morte. “Orientação e estímulo ajudam a esclarecer sobre o que fazer para evitar a doença e como dispensar a atenção necessária ao tratamento quando a doença já foi diagnosticada.

A chefe do Núcleo de Hipertensão e Diabetes, Sinara Flores, destaca a parceria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Microbiologia no evento. “Teremos a participação de profissionais e acadêmicos dessa área para esclarecer sobre hipoglicemia, hiperglicemia, aplicação e rodízio na administração da insulina entre outras questões”, disse.

No dia 16, das 8h às 15h, profissionais do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participam da campanha, realizando o ‘Dia de Combate ao Diabetes Mellitus’. Exame dos pés, medidas antropométricas, atividades físicas, orientação nutricional e sorteios estão programados para o público que comparecer ao Núcleo de Educação, na base do Samu que fica na bola da Suframa, zona Sul.

Sobre a doença

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 387 milhões de pessoas vivam com a doença no mundo. O Brasil tem nove milhões de diabéticos (6,2% da população adulta) e Manaus, mais de 74 mil. A SBD observa o aumento da doença no país e o atribui a vários fatores como o crescimento e o envelhecimento populacional, a maior urbanização e a progressiva prevalência da obesidade e do sedentarismo.

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que descobriu a insulina, em 1921, junto com Charles Best.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui