
Inicia nesta quarta-feira (20) a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1), no Amazonas. Após a chegada dos primeiros lotes da medicação a Manaus, no final de semana, uma reunião, nesta segunda (18), definiu a operação de segurança em cima do monitoramento de locais de imunização.
O policiamento deve atuar em todas as 1.535 salas de imunização do estado. Participaram da reunião representantes da Secretaria e Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).
Em Manaus, a partir de quarta-feira, dez unidades de saúde vão funcionar em horário ampliado, até às 21h. Conforme o tenente-coronel Dias Figueiredo, estas unidades receberão uma atenção especial.

A campanha deve começar por Manaus e municípios da Região Metropolitana, que têm acesso mais rápido. A capital amazonense terá 455.090 vacinas. O plano do Governo é distribuir um milhão de doses para a população amazonense.
De acordo com o chefe da Seção de Operações do Estado Maior da PM, tenente-coronel Dias Figueiredo, as forças de segurança estão preparadas para garantir a normalidade da campanha de imunização.
“A Polícia Militar vai dar apoio em todos os locais de vacinação, tanto da capital quanto no interior. Estaremos utilizando a estrutura do CICC para qualquer situação que exija um esforço maior”, afirmou.
A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas, que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado. A meta é vacinar 90% do público-alvo.