Campanha Janeiro Branco destaca a importância de preservar saúde mental

Foto: Divulgação

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pelos votos de renovação, principalmente devido a chegada de um novo ano. Com isso, as expectativas e desejos para ter uma boa saúde e bem-estar também surgem com a chegada de um novo ciclo, o que pode acabar gerando grandes expectativas e causar alguns transtornos. Para fortalecer esses cuidados, através de esclarecimentos e conscientização da promoção de bem-estar físico, social e mental e prevenção às doenças mentais foi criada a campanha Janeiro Branco.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social.

A doença é a principal causa de incapacidade e é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente. Por sua vez, o Brasil apresenta as maiores taxas de incapacidade causada por depressão (9,3%) e ansiedade (7,5%) do continente americano, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O psicólogo do Hapvida Saúde, Wilton Cabral, alerta que vencer o preconceito de falar sobre o assunto pode ser um passo fundamental para ajudar os pacientes.

De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, abrange a atenção a pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc., e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas.

Foto: Divulgação

A Organização Mundial da Saúde afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, enquanto seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, emocionar, interagir uns com os outros e desfrutar o lado bom da vida.
Hábitos saudáveis

Com uma rotina frenética da sociedade moderna, as pessoas tendem a ficar com alto nível de estresse e ansiedade, fatores que quando acumulados e não devidamente tratados podem ocasionar transtornos mentais mais graves.
Diante dessa realidade, o especialista Wilton Cabral destaca que adotar um estilo de vida de qualidade auxilia a manter a saúde mental em dia. Para isso, ele cita algumas recomendações que podem ser realizadas no dia a dia para não sofrer com esses males do século 21:

– Reforce os laços familiares e amizades
– Mantenha o corpo e mente ativos
– Tenha uma alimentação saudável
– Pratique atividades físicas
– Consulte o médico regularmente

Artigo anteriorCampanha pelo respeito à diversidade religiosa é marcada por cerimônia no AM
Próximo artigoPonte só recebe “maquiagem” e prejudica comunitários no Careiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui