Campanha para proteção do Sauim de Manaus lançada no Amazonas

Campanha objetiva proteger o Sauim de Manaus/Foto: Divulgação
Campanha objetiva proteger o Sauim de Manaus/Foto: Divulgação
Campanha objetiva proteger o Sauim de Manaus/Foto: Divulgação

O Sauim de Manaus ou de Coleira (Saguinus bicolor), é o tema do mês de agosto para campanha educativa de proteção aos animais em risco ou ameaça de extinção, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Amazonas, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação desses animais.

O Sauim de Coleira é encontrado nos remanescentes florestais de Manaus. Por conta do crescimento da cidade, nos últimos anos, houve uma diminuição dessas áreas, afetando as populações do único representante da família Callitrichidae (que compreende micos, saguis e sauins). Ele também sofre ameaças do Sauim-de-Mãos-Douradas (Saguinus midas), um outro calitriquídeo presente nas áreas de entorno da cidade de Manaus.


A titular da SDS, Kamila Amaral, destaca a importância do Governo em capitanear uma campanha desse porte. “Estamos dedicados a disseminar informações sobre esses animais e a importância de sua proteção, especialmente, pela participação da sociedade. O Sauim precisa de muita dedicação para sua proteção, pois é encontrado apenas em Manaus, sendo de nossa maior responsabilidade divulgar essas informações e sensibilização”.

No mês passado, foi lançada a campanha com o Boto-Vermelho (Inia geoffrensis), também conhecido como Boto-Rosa, que é alvo constante de pescadores para uso como iscas.

As instituições públicas e privadas, e a sociedade civil, que tiverem interesse de contribuir com a campanha, poderão baixar os arquivos, no site da SDS (www.sds.am.gov.br), compartilhar no facebook ou retirar o material impresso na assessoria de comunicação da SDS.

Resgate e denúncias – A população pode solicitar resgate ou fazer denúncias por meio dos telefones 2123-6715 e 2123-6729 (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) e 190 e 3214-8904 (Batalhão Ambiental).

Artigo anteriorMúsico comercializava entorpecentes em casas de shows onde se apresentava
Próximo artigoExército de Israel anuncia fim de cessar-fogo na Faixa de Gaza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui