Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica

Foto: Antonio Lima/Sejel

O Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica iniciou nesta quinta-feira, 17, no Centro de Ginástica do Amazonas, localizado na Vila Olímpica de Manaus, na zona Centro-Oeste da capital, e segue até domingo, 20. Nesta sexta, as atletas mostraram desenvoltura e graciosidade nos movimentos e disputaram as primeiras colocações. Desta competição, participam 111 atletas de 32 clubes e de 14 estados brasileiros. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


Dentre as atletas destaques do torneio, está a ginasta Virna Soares (categoria Juvenil), 13, que começou na modalidade aos sete anos por conta da sua flexibilidade. “Eu iniciei muito cedo no balé e minha professora percebeu que eu tinha muita flexibilidade, daí um dia ela sugeriu que eu fizesse ginástica. E com um ano de treinamento eu já participei da minha primeira competição, desde então vivo pra isso e espero conseguir chegar na seleção e representar o País nas Olímpiadas”, contou Virna.

Foto: Antonio Lima/Sejel

A atleta amazonense já perdeu as contas de quantas competições participou ao longo destes anos, mas destaca o Nacional de Ginástica Rítmica no Maranhão em 2014, quando ficou em 1º lugar, o Brasileiro de Ginástica Rítmica, em Osasco/SP, no ano de 2015, onde a atleta também ficou em 1º lugar e o JEAS 2017, em Manaus, em que faturou mais uma vez o lugar mais alto do pódio.

Outro destaque no Brasileiro é a paranaense Samara Sibim (categoria Juvenil), 15, que soma dois Sul-Americanos, cinco Campeonatos Brasileiros e seis Estaduais. Após a competição em Manaus, a atleta vai focar no Pan-Americano, em outubro, na Flórida/EUA. A jovem que é natural do Pará iniciou no esporte porque era muito inquieta e desde lá descobriu afinidade pela modalidade.

“Minha mãe não sabia mais o que fazer comigo, eu não conseguia dormir, então ela decidiu me colocar na ginástica, desde então eu venho me classificando para várias competições locais, nacionais e mundiais e isso me deixa alegre pois sei que estou conquistando meu espaço. A única coisa que não deu certo nisso tudo, foi realmente conseguir dormir”, comentou rindo a paranaense, que disse que não conquistou um resultado esperado no primeiro dia, mas que vai se esforçar para recuperar no segundo e levar a medalha para casa.

Foto: Antonio Lima/Sejel

Pelo Brasileiro, estão em disputa as categorias pré-infantil e juvenil. Segundo a presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), Alessandra Balbi, as atletas têm mostrado alto nível e a competição vem revelando várias promessas. “São atletas muito boas e realmente fica difícil dizer quem leva esse Brasileiro, mas com certeza as ginastas que vencerem aqui vão representar o Brasil muito bem no Pan-Americano, nos Estados Unidos, e estamos orgulhosas de ver a capacidade delas e saber que a nova safra está elevada”, declarou a presidente.

Para a professora doutora e escritora Artemis Soares, a competição nacional em Manaus é uma oportunidade única para as atletas locais. “Receber e realizar uma competição dessa é da maior importância e nossa responsabilidade é enorme. É a oportunidade que as nossas ginastas têm de se localizarem entre as ginastas que são apontadas como as tops do Brasil. É a chance que elas tem de ver o melhor da modalidade, pois poucas tem oportunidade de participar de competições em outros centros. O evento representa um momento propício para divulgar ainda mais esta modalidade esportiva atraindo novas atletas”, reforçou a  ex-técnica da modalidade, que já foi campeã brasileira dos Jogos Escolares por duas vezes.

Cronograma

O Brasileiro compreende quatro dias de competição, com início nesta quinta-feira (17). Na sexta-feira (18), a partir das 10h, começa as provas da categoria Pré-Infantil e Juvenil. Às 20h acontece a premiação por equipe e individual Juvenil e por idade.

No sábado (19), a partir das 13h, será a vez das provas finais do Juvenil e início do Pré-Infantil, na modalidade Mãos Livres e Bola. Na sequência, haverá a premiação por equipes, individual e aparelho, às 18h.

No domingo (20), às 10h30, terão as provas finais das duas equipes e a premiação por aparelho.

 

Artigo anteriorAlfredo Nascimento está livre das investigações da Lava Jato
Próximo artigoADS inaugura nova Feira Regional em Novo Remanso, Itacoatiara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui