Câncer de mama é tema de palestra no Aeroporto de Manaus

Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes/Foto: Divulgação

Todos os anos várias mulheres são diagnosticas com câncer de mama, uma doença com grande percentual de cura se descoberta precocemente. A necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem a doença, os sintomas e as diferentes formas de tratamentos serão tema de palestra no Aeroporto Internacional de Manaus/ Eduardo Gomes.


Aberta à comunidade, o bate-papo intitulado “Câncer de Mama: a visão da radioterapia”, acontecerá na sexta-feira, (20/10) às 14h, no Auditório do terminal. Na ocasião serão distribuídos brindes, e panfletos com informações sobre o tema. A ação é uma parceria da Infraero com a Clínica Médica Manaus e a Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda em apoio a causa a fachada do aeroporto e o saguão de desembarque estarão iluminados de rosa até o fim do mês. Também estão sendo distribuídos para os passageiros, usuários e empregados do Aeroporto o laço rosa, símbolo da campanha.

De acordo com o Superintendente do Aeroporto, Abibe Ferreira Júnior, a mobilização em torno do Outubro Rosa promove uma troca de informações sobre a doença, ao mesmo tempo que trata da saúde e do bem-estar da mulher. “A realização de campanhas de conscientização é essencial para o controle do câncer de mama. O diálogo com a sociedade nos traz a oportunidade de discutir formas de prevenção, diagnóstico e cura da doença”, defende o superintendente.

Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes/Foto: Divulgação

“Sabemos que o câncer de mama atinge muitas mulheres no Brasil e no mundo, e que o diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas. É nosso dever como cidadão divulgar todas as formas de prevenção e cuidado”, acrescentou Abibe.

Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa, realizada em todo mundo desde a década de 90, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a doença e a necessidade da realização do diagnóstico precoce.

Segundo a cartilha de informação do INCA<http://www1.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2014/imagens/material/cartilha-outubro-rosa2014.pdf>, o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Dentre alguns dos fatores que podem causar a doença estão: obesidade, sedentarismo, não ter tido filhos, primeira gravidez após os 30 anos, histórico familiar e ter feito tratamento de reposição hormonal. O INCA alerta que a presença de um ou mais destes fatores de risco não garante necessariamente que a pessoa terá a doença.

Artigo anteriorEscola municipal lança 1ª edição de Festival de Xadrez
Próximo artigoJogo eletrônico criado na UEA será apresentado em Simpósio Internacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui