Candidato com 21 anos é o mais novo das eleições de 2014

Basílio defende o beneficiamento local da produção dos minerais extraídos na mina do Pitinga.
Basílio defende o beneficiamento local da produção dos minerais extraídos na mina do Pitinga.
Basílio defende o beneficiamento local da produção dos minerais extraídos na mina do Pitinga.

Aos vinte e um anos, José Basílio da Silva Filho, Amazonense, é o candidato mais novo a disputar a uma vaga das 24 vagas na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Uma pesquisa realizada com jovens brasileiros com idade de 15 a 29 anos pelo Instituto Pólis, da Agenda Juventude Brasil, revelou que o número de jovens que entram na política cresce a cada ano, e aponta que 54% dos entrevistados consideram a política importante, sendo que 29% acham “mais ou menos importante” e apenas 16% não consideram importante.


Para Basílio Filho, este é um momento importante vivido pelos amazonenses. Apesar do descrédito da população nos políticos, é pela política que uma sociedade pode mudar e atingir seus fins.  Segundo ele, fazer política não tem idade, pois qualquer um pode contribuir, com o seu trabalho e as suas ideias, para a busca de melhores condições de vida para a população. Isso não é questão de idade, e sim de seriedade e compromisso com a sociedade: “Acredito que é possível uma mudança política em nosso Estado. Apesar de ser o mais novo candidato, isso não me afeta em nada, pois sei que tenho um propósito e o compromisso com o povo do meu Estado é fruto daquilo que eu prezo, a minha família, as pessoas do convívio diário. São elas que me fornecem as ideias e o desejo de participar da política para que tenhamos um futuro melhor. É em razão desse compromisso que eu tenho certeza que serei visto como uma alternativa nova pelos eleitores, pois a mudança que desejamos depende de pessoas com novas ideias e uma nova forma de fazer política’ enfatizou.

Em sua proposta de governo, Basílio pretende atender a juventude com a criação da Casa da Juventude, no intuito de incentivar e revelar talentos com a oferta de cursos de música, teatro, cinema, moda, cerâmica e gastronomia. Pretende também lutar pela implantação de um “laboratório de ideias” nas escolas estaduais, para o mapeamento da vocação profissional dos jovens visando direcioná-los melhor ao mercado de trabalho.

Outras alternativas são apontadas para estimular a economia no interior e na capital, como a criação de hortas comunitárias que, além de garantir alimentos saudáveis, irá gerar emprego e renda para as pessoas.

Basílio também defende o beneficiamento local da produção dos minerais extraídos na mina do Pitinga como o tântalo ou tantálio, um metal de transição raro encontrado naquela região, que é hoje a base de toda produção de eletroeletrônicos. A instalação de um complexo industrial no Amazonas para a transformação do minério gerará emprego e renda aqui, ao invés do que hoje ocorre com a sua exportação, o que pouco beneficia os amazonenses.

Basílio se vê em condições iguais para a disputa do pleito e acredita na sua vitória, “Tenho certeza que a população do meu Estado irá entender minhas propostas e me escolherá como um de seus representantes no Legislativo estadual no dia 05 de outubro. Estarei confirmando juntamente com o povo a minha vitória” finalizou.

Artigo anteriorTropical Manaus Ecorsort recebe congresso da Sbait
Próximo artigoAgricultura familiar ganha incentivo de R$ 15 milhões do BNDES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui