Candidatos do Enem 2024 admitem ‘cola’ com modelos de redação

Foto: Recorte

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 geraram polêmica nas redes sociais ao admitirem que utilizaram “cola” durante a avaliação de domingo (4). Alguns estudantes relataram que imprimiram modelos pré-prontos de redação e os levaram escondidos para copiar durante a prova. A prática, que claramente infringe as regras do exame, foi compartilhada em postagens onde os candidatos mostram como conseguiram burlar a fiscalização: “Dica de ouro, meninas!”, escreveu uma das jovens.


Segundo o edital do Enem 2024, qualquer tentativa de fraude, incluindo o uso de “meios fraudulentos em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame”, resulta em eliminação. Em várias escolas, cartazes alertavam que fraudar a prova é considerado crime federal.

Foto: Recorte

Segundo informações do G1, a situação ainda está sendo analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que já avisou que estudantes que confessaram o uso de fraudes nas redes sociais ainda podem ser desclassificados, mesmo sem terem sido flagrados durante a prova.

O que são modelos de redação?

Os modelos de redação pré-prontos são textos encontrados na internet ou vendidos por até R$ 50. Eles servem como um guia para a construção de um texto dissertativo-argumentativo, como o da redação do Enem.

✍️ Eles contêm introduções, repertórios culturais e argumentos genéricos que podem ser adaptados a diferentes temas, desde questões ambientais até tecnologia, bastando preencher as lacunas com o tema específico da prova.

Em um dos casos que viralizou, uma candidata apagou a postagem com a “confissão” depois da repercussão negativa nas redes, mas, em outro vídeo, foi possível ver que o rascunho final que ela entregou seguia exatamente o modelo “colado”, com as lacunas preenchidas.

Fonte: O Liberal

Artigo anteriorCopérnicus aponta: 2024 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado
Próximo artigoManaus cumpre 100% dos critérios da União e garante renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui