Candidatos inscritos ao Concurso da SUAM recebem orientação da FGV/Rj

Secretário Wilson Alecrim (SUSAM)/Foto: arquivo
Secretário Wilson Alecrim (SUSAM)/Foto: arquivo
Secretário Wilson Alecrim (SUSAM)/Foto: arquivo

Os candidatos inscritos no concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), tiveram acesso no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), aos dados sobre o local onde farão a prova escrita e já podem imprimir o cartão de confirmação de inscrição no certame.

“Estamos a menos de 20 dias de realização do concurso e é importante que os candidatos comecem a se organizar para o dia da prova, revendo as orientações do edital, checando o horário do exame, que será diferente para cada nível de ensino, repassando a documentação necessária, entre outros aspectos”, alerta o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.


Um detalhe para o qual os candidatos devem estar atentos é o horário das provas. Os candidatos inscritos para disputar cargos de nível médio, por exemplo, farão prova no período da manhã, das 8h às 12h. Os candidatos a cargos de nível Fundamental prestarão o exame pela parte da tarde, das 15h00 às 18h00. Já aqueles que disputarão cargos de nível superior farão prova das 15h00 às 19h00. “Esses horários, conforme definido no edital, têm como referência o horário oficial de Manaus”, destaca Edson Ramos, assessor técnico da Susam e membro da coordenação local de organização do concurso. Ele frisa que as provas acontecerão na capital e em todos os 61 municípios do interior.

Outra dica importante diz respeito ao local de prova. “Se o candidato tem alguma dúvida sobre o endereço informado no Cartão de Inscrição, o ideal é que se programe para fazer uma visita prévia ao local. Se, no dia da prova, for se deslocar usando o transporte público, é recomendável que procure se informar com antecedência quais as linhas de ônibus que passam próximo”, diz Ramos. Ele ressalta que o candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 1 hora do horário fixado para o início do exame.

A documentação, também, deve ser organizada com antecedência, para evitar contratempos. No dia da prova o candidato deve apresentar documento de identidade original junto com o comprovante de inscrição ou comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Conforme o edital, são considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc); passaporte brasileiro; certificado de reservista, carteiras funcionais expedidas pelo órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho, carteira de identidade do trabalhador; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

“O edital prevê que documentos como certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de motorista sem foto, carteira de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis, não identificáveis, rasurados ou danificados, não serão aceitos como documentos de identidade”, explica Edson Ramos. Da mesma forma, não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. Se ficar impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda ou furto, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência policial, expedido há, no máximo, 90 dias.

Edson Ramos destaca que a FVG/RJ, instituição contratada pelo Governo do Estado para a realização do concurso da Susam, disponibilizou para os candidatos o telefone 0800-2834628 e o e-mail [email protected]. “São dois canais que o candidato pode acessar para tirar dúvidas e pedir orientações sobre o exame”, salientou.

O concurso público da Susam atraiu 249.551 inscritos, que irão disputar cargos com salários que variam de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45, num total de 11.646 vagas, distribuídas em funções de nível fundamental, médio e superior.

Artigo anteriorOAB promove atividades acadêmicas e assistenciais, na Semana do Advogado
Próximo artigoMuito Além do Peso – por Isabela Abes Casaca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui