Candidatos já podem fazer campanha eleitoral nas ruas e na internet

Foto: Recorte

Começa hoje (16), o período para que os candidatos a prefeito e vereador façam suas campanhas eleitorais nas ruas e na internet. A ação será permitida até o dia 5 de outubro, véspera das eleições municipais deste ano.


Nesse período, os candidatos podem distribuir santinhos, fazer caminhadas, carreatas, comícios, usar equipamentos de som e realizar outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais. Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa.

Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha.

O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. Essas exigências fizeram empresas como o Google deixar de participar desse mercado. A big tech anunciou que neste ano não vai permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil.

As propagandas eleitorais que começam hoje (16) não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro.

Artigo anteriorDinheiro da Saúde: CEMA realiza pagamento de R$ 7 milhões a produtos de baixa qualidade
Próximo artigoJovem tem dedos decepados após supostamente praticar furtos na Colônia Oliveira Machado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui