Capacitação em refrigeração automotiva é oferecido pela Centec

O curso de refrigeração automotiva também pode ser feito separadamente/Foto: Divulgação

Investindo cada vez mais na qualidade da educação profissional, o Centro de Ensino Técnico (Centec) acaba de implantar um novo programa no seu curso de Climatização e Refrigeração. Desta vez, a capacitação é voltada para a refrigeração automotiva e com aulas totalmente presenciais, o que a torna pioneira no segmento em Manaus.


A novidade tem chamado a atenção do público interessado em ingressar neste mercado, inclusive o feminino, que cada vez mais investe na capacitação técnica para novas oportunidades de trabalho.

Para o professor e instrutor do curso, Ricardo Mota, o novo programa de refrigeração automotiva reforça a grade curricular do curso oferecido pelo Centec, sendo mais um diferencial para quem busca qualificação de alto nível.

A novidade tem chamado a atenção do público interessado em ingressar neste mercado/Foto: Divulgação

“A capacitação de profissionais da área de refrigeração automotiva só era feita em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agora, Manaus entrou neste cenário por meio do Centec. Além de professores muito bem capacitados, outro diferencial da nossa instituição são os equipamentos do laboratório, altamente estruturado”, destaca o professor, referindo-se ao novíssimo laboratório de estudos práticos, específicos para as áreas industrial, comercial e residencial. O espaço está equipado inclusive com máquina recolhedora e recicladora de última geração, atendendo rigorosamente à legislação ambiental.

Voltada tanto para a área de refrigeração quanto para a área automotiva, esta máquina é de grande praticidade para quem irá manuseá-la. “Por ser uma máquina toda automática e não necessitar de outros aparelhos, a utilização dela é muito fácil. Não há dificuldades nem mesmo para o transporte”, afirma Mota.

Ainda de acordo com o instrutor, a máquina é fundamental nas aulas, pois os alunos têm mais chances de ampliarem o conhecimento sobre o manuseio e instalação do aparelho. Os alunos participam de testes com instalações de máquinas de pequeno, médio e grande portes para refrigeradores automotivos e ainda de simulações de manutenção preventiva.

O curso de refrigeração automotiva também pode ser feito separadamente/Foto: Divulgação

Os alunos participantes do curso terão aulas teóricas com 16 disciplinas específicas para o curso técnico em refrigeração e climatização e mais as aulas práticas em laboratórios que serão definidos ao longo das aulas. O curso de Climatização e Refrigeração do Centec dura um ano e oito meses, sendo que o novo programa de refrigeração automotiva tem carga horaria de 140 horas, divididas entre aulas práticas e teóricas.

O curso de refrigeração automotiva também pode ser feito separadamente. As novas turmas específicas para a modalidade estão previstas para iniciarem a partir do mês de setembro e a carga horária é de cem horas.

A grade também oferece aulas práticas de comandos elétricos e eletrotécnicos, funções essas primordiais para o exercício da profissão de técnico de refrigeração e climatização. “O aluno do Centec recebe os termos técnicos desde as primeiras disciplinas, o que faz todo o diferencial no serviço que será prestado futuramente. Trabalhamos muito a questão da atuação do profissional no mercado, a parte de segurança no trabalho e a qualidade do serviço. Nós buscamos a soma disso, qualificar e capacitar o profissional para que ele seja o diferencial”, ressalta o professor.

Artigo anteriorA redução no percentual de crédito do REINTEGRA – por Bruno Franck
Próximo artigoRecurso sobre ‘filme erótico de Xuxa’ no Google, teve pedido negado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui