CAPS-AD de Manacapuru recebe Comissão de Políticas de Drogas da ALEAM

Comissão no CAST-AD, em Manacapuru/Foto: Divulgação
Comissão no CAST-AD, em Manacapuru/Foto: Divulgação
Comissão no CAPS-AD, em Manacapuru/Foto: Divulgação

A equipe da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado David Almeida (PSD), esteve na última sexta-feira (13), no município de Manacapuru, para uma visita ao Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Droga (Caps-AD), o único AD no Estado do Amazonas.
De acordo com o diretor do Centro, o psicólogo Rodrigo Balbi, o órgão funciona efetivamente desde dezembro de 2013 e atua em três eixos: intensivo, semi-intensivo e ambulatorial, atendendo 15 pessoas por dia.  O Caps trabalha com psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras e enfermeiros. Com a equipe é possível, segundo Rodrigo, desenvolver um trabalho de cuidados, principalmente reduzindo danos. “Aqui nós cuidamos do paciente, mas não há serviço de internação. Temos ainda pessoas que utilizam substâncias químicas, mas não podemos deixar de atender sempre que nos procuram”, informou.


O coordenador, Sandro Diz destacou para a equipe do Caps, que a intensão do presidente da Comissão, deputado David Almeida, depois de conhecer as demandas e necessidades dos centros é apresentar políticas públicas e projetos que possam contribuir com o trabalho das instituições. “A comissão vai trabalhar junto às instituições para juntos formularmos projetos que possam atender as necessidades de cada instituição. Queremos estar presente no pós-cuidado aos pacientes, criando mecanismos seja junto ao governo e executivo municipal para inseri novamente na sociedade um paciente do Caps”, ressaltou Sandro.

Para o deputado David Almeida essa parceria com o governo com o Caps e prefeitura do município é fundamental para o amadurecimento e desenvolvimento dos atendimentos no Caps-AD de Manacapuru. “Essa parceria é fundamental e estaremos fazendo o que estiver ao nosso alcance. Apresentaremos indicativos ao Governo do Estado e projetos na Assembleia Legislativa para que as demandas do Caps sejam sanadas”, destacou.

A princesinha do Rio Solimões é a única no Amazonas que tem o projeto do “Consultório na Rua”, o qual trabalha em parceria com o Caps e que também possui uma equipe multidisciplinar.

O consultório, segundo o coordenador Leonardo Teles realiza buscas de dependentes químicos. A equipe trabalha em horários diversos e atualmente atende cerca de 68 pacientes. A equipe realiza consulta, encaminhamento e exames, entre eles, os testes de HIV e Sifilis

Tanto o diretor do Caps como o coordenador do Consultório na Rua, alegaram que uma das demandas para esse trabalho é a falta de uma casa de acolhimento, uma vez que o Caps funciona em horário comercial. “Ontem eu estava saindo do centro e encontrei uma das pessoas que cuidamos dormindo na sarjeta. Infelizmente temos nossas limitações. Dói ter que dizer ao paciente que o Caps só funciona até às 17 horas”, ressaltou Rodrigo.

O prefeito da cidade, Jaziel Nunes de Alecancar (Tororó) foi até o Caps para conhecer a Comissão e reafirmar o compromisso da prefeitura com as atividades do Caps e Consultório na Rua. “Eu fico muito contente com a visita de vocês aqui e leve meu abraço ao deputado David Almeida. Todos os profissionais de saúde do Caps são da prefeitura. Ajudamos como podemos, mas ainda falta”, pontuou o prefeito.

Também esteve presente o vereador Robson Nogueira, o qual apresentou o diretor do Caps a comissão e que também vem contribuindo com as atividades do órgão. O presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, vereador Elmino de Oliveira Rodrigues e a vereadora Izabel Marinho também se fizeram presentes no encontro, bem como a secretaria municipal de saúde, Márcia Cardoso, a qual informou que o Caps de Manacapuru já atende demandas dos municípios das adjacências, e por isso, mesmo precisa de melhores condições, como convênios com o governo do Estado.

Artigo anteriorPríncipe do Brasil João Henrique participa de protesto, em Copacabana
Próximo artigoBrasileiros também vão às ruas em Portugal e no Reino Unido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui