Confira como tunar o seu veículo dentro da lei
A prática do car tuning é algo que se popularizou nos últimos tempos, tornando-se sonho de muitos apaixonados por automóveis. Não é nenhuma novidade que os carros sejam um motivo de fascínio pelos seus condutores; portanto, a customização para deixar o veículo com a cara do motorista é motivo de brilhos nos olhos.
Apesar do que muitos acreditam, o ato de tunar o veículo é uma prática bem antiga, sendo iniciada no início do século. Esse período foi quando se deu a produção de veículos em série, em que os carros, que no momento eram produzidos apenas pela Ford, perderam a identidade e ficaram todos iguais. O car tuning chegou para diferenciar os carros e torná-los mais atrativos.
Mas, afinal, é possível tunar o carro de qualquer forma? A customização dos veículos pode ser realizada apenas de acordo com a lei de resolução do Contran nº 292, na qual podem ser adicionados 5 pontos na carteira e pagar uma multa de R$ 124,00. Neste caso, antes de tunar o seu carro, pesquise se as peças utilizadas estão dentro da lei.
Existem diversas formas de se praticar o car tuning, seja no motor, suspensão, pintura ou até mesmo no interior. Caso queira customizar o seu carro, confira aqui algumas dicas para que possa ser realizado dentro da lei e que seja agradável ao seu gosto.
Não mexa na suspensão e nos freios
Por uma questão de segurança, ao tunar o seu veículo, mantenha os freios e a suspensão de fábrica, pois a alteração deles pode acarretar em multa. A regulagem de altura e as modificações no sistema do freio são consideradas ilegais; portanto, priorize apenas a customização de pintura ou outros locais considerados aceitáveis.
Utilize rodas com diâmetro de fábrica
Um dos desejos que a maioria dos amantes em customização possui é aumentar o diâmetro das rodas, para colocar calotas cromadas, entre outras, porém isso também é considerado ilegal. Escolha rodas com diâmetro de fábrica, e na tunagem, priorize calotas de acordo com o aro do pneu de fábrica. Existem diversos estilos que podem ser
utilizados, tanto em rodas grandes, como em pequenas.
Priorize o visual do veículo
Pintura e acessórios podem ser colocados nos carros sem susto, porém você deve escolher a opção que mais combine com o veículo. Alguns mais discretos optam, igualmente, por cores mais discretas, porém tem os que desejam um carro mais atrativo. Você pode usar faróis de milha, aerofólios ou friso lateral, que deixam ele muito mais bonito, além de um farol de LED nas calotas que orne com o restante do estilo do veículo.
Sistema de som
Algo muito visto em filmes, principalmente os da franquia Velozes e Furiosos, são alto-falantes na traseira dos veículos, no lado de fora, porém isso é contra a lei. Diversos alto-falantes são potentes e têm modelos variados; portanto, neste caso, priorize os que sejam audíveis apenas dentro dos carros, pois isso pode acarretar em multas desnecessárias.