Uma final inédita, histórica e cheia de ingredientes para quem ama o esporte. Nesta terça-feira, 28 de novembro, a partir das 21h, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, a seleção de Carauari e o Unidos do Alvorada disputam o título do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto Masculino da Série Ouro 2023. O campeão leva, além do troféu, o direito de representar o Amazonas na Taça Brasil da Divisão Especial em 2024. Os ingressos custam R$ 10. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal Emanuel Sports TV no YouTube, com narração de Angelo Oliveira.
“É o jogo das nossas vidas, então vamos dar o máximo para coroar o trabalho que começamos há seis anos. O grupo está focado, treinado e pronto do ponto de vista técnico, tático e mental para fazer um grande jogo e representar nosso município, nossas famílias e todos que torcem por nós”, disse o técnico Marcos Mais.
Foguete não tem ré
Carauari é, sem dúvidas, um verdadeiro fenômeno do esporte amazonense. O time mostrou seu cartão de visitas em 2020, quando terminou como um dos oito campeões da Copa Rede Amazônica. A competição parou nas quartas de final devido à pandemia da Covid-19. A seleção da Calha do Rio Juruá era uma das sensações e não perdeu nenhum jogo no torneio.
Passada a pandemia, o projeto de futsal que integra as atividades do Centro da Juventude de Carauari voltou com força total este ano na Série Prata do Amazonense. A campanha foi impecável, com sete jogos e sete vitórias. Taça levantada com goleada por 6 a 3 sobre o Dom Jackson, no dia 22 de agosto, na Arena Amadeu Teixeira, e acesso garantido à divisão de elite.
Na Série Ouro, a seleção de Carauari, que tem total apoio do prefeito Bruno Ramalho e do vice Zé Viana, também vem fazendo história. A campanha é excepcional com seis jogos na primeira fase, sendo cinco vitórias (Unidos do Alvorada, Amazonas FC/Talentos, ABC/Anori, Tuna Luso de Manaus e Grêmio Alvorada) e um empate diante do Abílio Nery. Nas quartas de final, o “Gigante do Juruá” passou pelo Real Cachoeira (13 a 2) e na semifinal venceu o Náutico Sangue de Boi (5 a 2).
Uma camisa pesada
Dono de três títulos na elite do Amazonense de Futsal, o Unidos do Alvorada começou sua trajetória na Série Ouro 2023 justamente com uma derrota por 6 a 3 para o esquadrão de Carauari. Na sequência, perdeu de 5 a 3 para o Abílio Nery.
Depois, a “Tropa do Batata” ressurgiu das cinzas, venceu quatro partidas (ABC/Anori, Tuna Luso de Manaus, Grêmio Alvorada e Amazonas FC/Talentos). O clube garantiu a classificação ao mata-mata, fase em que eliminou o Abílio Nery por 3 a 2 nas quartas de final e o Estrela do Norte por 8 a 4 na semifinal.
O técnico Paulo Roberto Batata disse que sabe da qualidade da seleção de Carauari. Ele prefere que seu time continue como “azarão” do campeonato. Entretanto, ressaltou que o clube terá o apoio da torcida e que o grupo cresce nos momentos decisivos.
“Eu espero um grande jogo. Alvorada e Carauari não chegaram à final à toa, não caíram de paraquedas nessa decisão, pois eliminaram times que eram cotados ao título. Convido a todos para prestigiar essa final, pois será uma grande partida de futsal”, disse o comandante do Unidos do Alvorada.
Final do Feminino
A programação desta terça-feira começa às 20h, com o duelo entre Amazonas FC e Estrela do Norte, valendo o título do Campeonato Amazonense de Futsal Adulto Feminino. Enquanto o Estrela do Norte é pentacampeão estadual, o Amazonas FC ainda busca levantar a sua primeira taça na divisão de elite feminina. O campeão vai representar o estado na Taça Brasil de 2024. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal Emanuel Sports TV no YouTube, com narração de Walker Morais.
Patrocinadores e apoiadores
Os campeonatos da Federação Amazonense de Futsal (FAFs) contam apoio do Governo do Amazonas (Secretaria do Desporto e Lazer), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), Kagiva (bolas oficiais), RR Emergências Médicas, Santa Cláudia e Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa). A FAFs é filiada à Confederação Brasileira de Futsal (CBFs).