Carlos Souza se dizendo ‘desmotivado’ por não se reeleger, renuncia mandato

Deputado Carlos Souza-Am, renuncia/Foto: Gustavo Lima
Deputado Carlos Souza-Am, renuncia/Foto: Gustavo Lima
Deputado Carlos Souza(PSD-Am), renuncia/Foto: Gustavo Lima

O deputado federal Carlos Souza (PSD-AM) renunciou hoje, quarta-feira (29) ao mandato parlamentar. Ele se diz “desmotivado” por não ter conseguido se reeleger.

A carta de renúncia foi lida no plenário da Câmara dos Deputados pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que presidia a sessão.


“Resolvi tomar a decisão de antecipar minha renúncia ao cargo de deputado federal em virtude de não ter logrado êxito nas eleições”, escreveu Souza na carta de renúncia. “Sinto-me desmotivado para continuar no exercício do cargo”.

Segundo ele, “por compreender o recado das urnas”, ele não se sentiria “confortável em permanecer mais esses meses sem corresponder às expectativas em mim depositadas pelo povo amazonense”.

A renúncia se deu logo depois de processo contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) por tráfico de drogas ter sido colocado em pauta.

Mas a renúncia não deve impedir que Souza continue a ser julgado pelo STF, mesmo sem o foro privilegiado. Isso porque os ministros já decidiram em outro caso de renúncia parlamentar que, quando a renúncia se dá após a apresentação das alegações finais da defesa, o processo não volta para instâncias inferiores da Justiça.

Segundo a Câmara, Carlos Souza estava no terceiro mandato como deputado. Quem assumirá no lugar dele é Luiz Fernando Sarmento Nicolau, também do PSD-AM, que já foi deputado federal e usava o nome parlamentar de Dr. Luiz Fernando. Ele terá 30 dias para assumir o mandato, que se encerra em 31 de janeiro de 2015.

Artigo anteriorAção para apurar denúncias envolvendo adolescentes prende industriário, em Manaus
Próximo artigoVotações semanais de projetos evitarão pendência para próxima legislatura, diz Josué Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui