Cartilhas reúnem resultados de pesquisas feitas em Humaitá (AM)

Cartilhas divulga pesquisa/Foto: Divulgação
Cartilhas divulga pesquisa/Foto: Divulgação
Cartilhas divulgam pesquisa/Foto: Divulgação

Com uma linguagem simples e didática, os resultados de pesquisas sobre mudanças ambientais e climáticas, hidrológicas e biogeoquímicas realizadas no Sul do Amazonas, em Humaitá, distante 675 quilômetros de Manaus, estão reunidos em três cartilhas produzidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), via Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA).
As cartilhas, ‘Ecossistema amazônico: importante agente para o equilíbrio biogeoquímico global’, ‘Desvendando a ciência do clima’ e ‘Noções de hidrogeografia – conhecendo o meu Rio Madeira’, serão lançadas nesta terça-feira (31), no auditório do Bosque da Ciência, durante o colóquio ‘A água da Amazônia irriga o Sudeste?’. O evento será realizado das 14h às 18h e apresentado pelos pesquisadores Carlos Rittl, do Observatório do Clima, e Luiz Cândido, do Inpa. Como provocadores participarão: Ricardo DelaRosa, pesquisador do Inpa, Rita Valéria Andreoli professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Naziano Filizola, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


Segundo a gerente científica do LBA, Muriel Saragoussi, a proposta do colóquio é movimentar e difundir o debate sobre o conhecimento existente e a necessidade de ação por parte dos poderes públicos e da sociedade para a efetivação da proteção e uso sustentável da Amazônia e além de um manejo racional da água no país.

“A expectativa é que os participantes saiam instigados a conhecer a ciência por trás dos fatos, e a se engajar na construção de políticas públicas para uma proteção mais efetiva da Amazônia e para a prevenção e mitigação de eventos extremos, como por exemplo, a seca no sudeste brasileiro e as enchentes no oeste da Amazônia.”, afirmou Saragoussi.

As Cartilhas

As cartilhas reúnem parte dos resultados do projeto ‘Potencialidades e Susceptibilidades da Região Sul do Amazonas às Mudanças Ambientais e Climáticas, aprovado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Executado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Pronex consiste em apoiar, com recursos financeiros, grupos de alta competência que tenham liderança e papel nucleador no setor de atuação em ciência e tecnologia no Amazonas.

Coordenado pelo pesquisador do Inpa, Flávio Jesus Luizão, o projeto teve início em 2010 e tinha como objetivo subsidiar a geração de modelos ecológicos conjuntamente com estudos de outros grupos de pesquisa existentes na região. O estudo caracterizou a hidrologia do Rio Madeira e as relações existentes entre a variabilidade climática regional e o ciclo hidrológico ao nível da bacia. No mesmo local foram estudados, simultaneamente, por exemplo, a hidrologia, a pluviosidade, a vazão, a produção e a decomposição da liteira, as taxas de fotossíntese e respiração das plantas e as trocas de energia e gases entre a floresta e a atmosfera.

Conforme a doutora em Modelagem Biogeoquímica pelo Inpa/UEA e um dos autores da cartilha ‘Desvendando a Ciência do Clima’, Maria Terezinha Ferreira Monteiro, o objetivo das cartilhas é falar de forma simples para o público da região. “Sofremos críticas porque muito do que produzimos é em língua estrangeira e os povos locais não têm acesso. Por isso, elaboramos as cartilhas com uma linguagem simples, acessível e didática”, pontuou.

As cartilhas, ‘Ecossistema amazônico: importante agente para o equilíbrio biogeoquímico global’, ‘Desvendando a ciência do clima’, e ‘Noções de hidrogeografia – conhecendo o meu rio madeira, tratam dos valores e serviços que a floresta presta à sociedade e destaca a importância de que o sistema continue dinâmico, além de fazer uma abordagem das técnicas dos elementos que compõem o clima.

Monteiro contou que foi convidada, no mês de setembro de 2014, pelo pesquisador Flávio Luizão para participar da publicação. Ela explicou que as cartilhas reúnem os resultados de anos de trabalho.

Segundo a pesquisadora, as ilustrações são de Adriana Castro da Conceição (estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Clima e Ambiente (CLIAMB/Inpa/UEA), e de Maria Nilma Cruz França (bolsistas do LBA). Ela salientou também a grande contribuição de Saragoussi, que tem experiência nessa área. “Tivemos a sorte dela estar no Inpa no ano passado para finalização do material”, ressaltou.

Saiba mais

‘Ecossistema amazônico: importante agente para o equilíbrio biogeoquímico global’ – apresenta conhecimentos básicos necessários para incentivar a preservação da floresta com seus constituintes físicos, químicos e biológicos, além de destacar a importância dos ciclos biogeoquímicos em ecossistemas distintos.

‘Desvendando a ciência do clima’ – trata da caracterização climática e as projeções futuras. Explicando os modelos climáticos que permitem gerar informações sobre o clima no passado, presente e futuro.

Noções de hidrogeografia – conhecendo o meu Rio Madeira’ – trata da caracterização hidrológica da região no sul do estado do Amazonas. Aborda procedimentos de mensuração e monitoramento dos rios amazônicos, inclusive sobre como ocorrem os eventos de cheias e secas no Rio Madeira.

Artigo anteriorPegadinha de Silvio Santos ‘bomba’ na Internet e na imprensa internacional
Próximo artigoBolsa Idiomas começa a chamar os candidatos da lista de espera

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui