

A partir de hoje, 16 de junho a 11 de julho, os aficionados por literatura terão a oportunidade de conhecer a nova produção dos escritores do Amazonas e revisitar autores consagrados na série de lançamentos que ocorrerão na “Casa do Livro”, espaço instalado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA).
A maratona de lançamentos inclui oito obras selecionadas via edital de Literatura, do Programa de Apoio às Artes (ProArte) de 2013, foco da nova geração de escritores; autores da coleção “Pensamento Amazônico”, com cinco reedições de títulos sugeridos pela Academia Amazonense de Letras; e sete livros escolhidos pelo conselho editorial da Secretaria de Estado de Cultura.
A lista contempla diversos gêneros, como poesia, ensaio e filosofia, além de estudos sobre as tradições dos povos da região, entre outros.
A iniciativa faz parte da programação “Amazonas de Todas as Artes”, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que vai oferecer 997 atividades e eventos para o público presente na capital amazonense no período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
“Com a Casa do Livro, que integra o projeto “Mania de Ler”, estamos projetando os autores amazonenses para o mundo, já que teremos jornalistas e turistas de diferentes países em Manaus durante a Copa. Essa é a oportunidade de mostrar o talento de nossos escritores e poetas”, explica o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.
Para o professor de Geografia Alcemar da Silva Falcão, autor do romance “Hereditariadade Revelada”, uma das obras que integram o seleção de lançamentos do ProArte Literatura, a oportunidade somará em seu currículo. “Representa algo a mais no meu currículo. Tenho especialização em mídias e pretendo me tornar um escritor”, declara.