Casarão de Idéias comemora nove anos de atividades, nesta quinta (4)

Foto: Divulgação

Amanhã, quinta-feira (4), o Casarão e Idéias (rua Barroso, 279, Centro) inicia as comemorações dos seus nove anos de atividades. Uma extensa programação será desenvolvida para as festividades de aniversário. Espetáculo de dança, estreias de filmes e apresentação exclusiva do quarteto Solimões animam o dia.

Abrindo a programação o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) apresenta trechos coreográficos do espetáculo “A quem será que destina?”, às 16h. Criação coletiva do elenco da companhia, a coreografia busca uma aproximação do público propondo uma reflexão sobre vida e arte em forma de dança.

A concepção do espetáculo se deu a partir da escolha da canção célebre de Caetano Veloso como trilha sonora, o trabalho de criação se desenvolveu como desdobramento de reflexões surgidas a partir da música, onde os integrantes do CDA traduzem a sonoridade e a poesia de “Cajuína” numa coreografia baseada na linguagem da dança contemporânea.

Logo em seguida, às 16h30, o “Cine Casarão” – sala que funciona nas dependências do espaço -, realiza a estreia do filme japonês “Assunto de Família”, dirigido por Hirokazu Koreeda. O longa conta a história de uma família pobre que vive de pequenos crimes e adota uma garotinha abandonada.

O filme conta a história de uma família pobre em Tóquio que ensina seus filhos a roubarem produtos de supermercado – o que explica o título em inglês. O drama chegou a ser descrito como “Oliver Twist dos tempos modernos”, em referência ao romance de Charles Dickens do século 19.

Durante a noite, ainda haverá mais uma edição do projeto “Doação de Livros”, onde o Casarão de Ideias disponibiliza alguns dos livros que foram entregues para a entidade a comunidade. Logo em seguida, o “Quarteto Solimões”, faz uma apresentação exclusiva com músicas de Mozart e Mendelssohn.

Toda a programação será gratuita e aberta ao público em geral. Para algumas atividades, a direção do espaço disponibilizará senhas, que serão distribuídas uma hora antes dos espetáculos.

Para João Fernandes, gestor do espaço, em nove anos o Casarão de Ideias tem muito a comemorar. “O Casarão de idéias é uma referência de resistência cultural . Hoje mais que uma simples ação para a cidade, somos uma necessidade”, comenta Fernandes.

Foto: Divulgação

Ele relembra que todos os dias é uma luta diárias para mantê-lo. “Estar de portas abertas todos os dias, não tem sido fácil. Nós não tínhamos ideia de que ganharíamos essa dimensão.
Pois nosso papel é de posicionamento sobre a arte e mantermos tudo isso funcionando para receber a população, nos faz acreditar e reforça nosso pensamento de mudança através da cultura”, conclui.

Extensa programação

O mês de aniversário do Casarão de Idéias será repleta de atividades e muitas novidades. Além da programação anual, como o lançamento de editais: Mova-se e Ocupação, a entidade ainda lançará o cartão fidelidade do Cine Casarão.

Um programa de incentivo continuo para os cinéfilos que frequentam a sala de cinema. O benefício contará com a disponibilização de ingressos, café, pipoca e ainda, poderá reservar ingressos, tudo isso de acordo com a frequência do cliente.

Ainda este mês, a diretoria do entidade realiza a publicação do edital para quem desejar participar da X Festival Mova-se de Dança. O evento acontecerá excepcionalmente no mês de setembro e contará com uma extensa programação em vários espaços culturais.

Outra novidade, será o retorno da revista Ideias Editadas, uma publicação trimestral que aborda a cultura e artes. A produção literária tem sua linha editorial voltada, principalmente, para a valorização de produtos, aparelhos culturais e artistas de modo geral.

Números

Em nove anos, o Casarão de Idéias ganhou destaque não só pelos grandes eventos que realiza. Um dos pontos positivos que ganham importância foi a formação de artistas em diversas áreas, entre elas pode-se evidenciar a formação da Orquestra de Câmara de Violinos, que atualmente é formada por ex-alunos do espaço.

O Casarão de Idéias ganhou uma nova sede e no mesmo ano, inaugurou a sala de cinema “Cine Casarão”, onde já foram exibidos mais de cem títulos de várias distribuidoras: Vitrine Filmes, Imovision, Olhar Filmes, Livres Filmes, Embaúba Filmes, Pandora Filmes e Elo Company, somando todos, eles conseguiram levar mais de 5 mil expectadores a sala.

A biblioteca da entidade possui mais de 5200 títulos, voltados para artes em geral e podem ser acessados de forma gratuita. Ler e tomar um café ao mesmo tempo é possível, pois o Casarão tem um espaço dedicado ao bom café. Lá, é facilmente encontrados chás e cafés importados, que acompanham facilmente salgados e doces finos.

Um espaço cultural moderno, assim é o Casarão de Ideias. Ele possui um espaço para apresentações de artes cênicas, onde toda a iluminação foi disponibilizada através do Ministério da Cultura, onde a associação foi premiada juntamente com mais 40 entidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui