Casinhas da saúde funcionarão como apoio para as UBSs

Foto: Reprodução

Durante entrevista, o candidato a prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (PL), afirmou que vai priorizar as ações de atenção básica em saúde, com a instalação de “casinhas de saúde” nas imediações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) já existentes em todas as zonas da cidade. Ele ressaltou que cabe ao município a responsabilidade de oferecer os serviços de atenção básica em saúde, funcionando como a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS).

“No caso da saúde, a prefeitura segue as diretrizes do Ministério da Saúde, preconizadas na Política Nacional de Atenção Básica, tudo estabelecido em portarias e regulamentações do Ministério da Saúde. São regras que devem ser respeitadas e seguidas”, disse Alfredo.

O candidato reafirmou o compromisso dele e da vice, Conceição Sampaio (PSDB), em ampliar o índice de cobertura da Atenção Básica, para alcançar 100% das pessoas que precisam desses serviços. “Nossas casinhas de saúde funcionarão como anexos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e terão equipes compostas por médico, enfermeiro, dentista e agentes comunitários de saúde, que atenderão em casa, fornecendo os medicamentos quando necessário. Elas servirão de apoio para as UBSs. O (prefeito) Arthur (Neto) encontrou uma cobertura baixa, em cerca de 40%. Hoje o município responde por mais de 64%”, destacou Alfredo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui