Casos de dengue cresceram 48% em um ano no Pará

O número de casos de dengue no Pará aumentou 48% nos últimos 12 meses. Até o último dia 5, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) registrou 4.362 casos da doença, enquanto que, no mesmo período de 2014, o número de pacientes infectados foi de 2.957.


Os dados foram divulgados ontem, pela Secretaria de Saúde, e mostram que, dos 11 municípios paraenses com maior ocorrência de dengue, Belém lidera a lista, com 1.136 casos confirmados. Em seguida, vêm Parauapebas (366 ocorrências), Altamira (256), Senador José Porfírio (184), Canaã dos Carajás (146), Alenquer (127), Marituba (119), Breves (113), Ananindeua (107), Marabá (72) e Santarém (32). Do total de pacientes infectados só este ano, 4 morreram em Belém, Altamira, Irituia, Breves e Rurópolis.

O controle da dengue é fiscalizado pelo Estado, cabendo aos municípios a execução de ações para evitar a transmissão da doença. A Sespa também divulgou o número de casos confirmados dos vírus chikungunya e zika, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue. No primeiro caso, foram detectadas 13 ocorrências, nenhuma dentro do Estado, segundo a Sespa. Já o zika vírus infectou 9 pessoas no Pará, sendo 6 em Belém, duas em Ananindeua e uma em Ipixuna do Pará. Os vírus da dengue, chikungunya e zika são transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti. Também levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares pelo corpo.

(Diário do Pará)

Artigo anteriorPetroleiros suspendem paralisação, mas mantém ‘estado de greve’
Próximo artigoPF implode área de garimpo ilegal no Mato Grosso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui